Gurgel comenta dispensa de Duprat: faltou "sintonia"

"O relacionamento institucional entre o procurador-geral da República e o vice-procurador-geral pressupõe, e eu diria que até impõe, uma sintonia de conduta que aquele episódio evidenciou que já não era suficiente", disse o procurador-geral, Roberto Gurgel, ao comentar o episódio em que a subprocuradora Debora Duprat divergiu dele, durante o julgamento sobre a validade do projeto de lei que inibe a criação de partidos; segundo Gurgel, afastamento de Deborah Duprat não está ligado à sucessão na PGR

Gurgel comenta dispensa de Duprat: faltou "sintonia"
Gurgel comenta dispensa de Duprat: faltou "sintonia"


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, confirmou hoje (12) que dispensou sua vice, Deborah Duprat, devido ao confronto de opiniões entre eles evidenciado na semana passada. A divergência de opiniões foi registrada durante o julgamento da validade do projeto de lei que inibe a criação de novos partidos, iniciado na última quarta (7).

"O relacionamento institucional entre o procurador-geral da República e o vice-procurador-geral pressupõe, e eu diria que até impõe, uma sintonia de conduta que aquele episódio evidenciou que já não era suficiente", disse Gurgel, ao deixar sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta tarde.

continua após o anúncio

Enquanto o procurador-geral defendeu em parecer que o projeto de lei sobre os novos partidos é casuístico e inconstitucional, a subprocuradora criticou a interrupção da discussão no Legislativo antes que a lei ficasse pronta. Ela substituiu Gurgel ao apresentar o parecer no plenário do Supremo porque ele estava em missão oficial na Espanha.

O procurador-geral destacou que as divergências são apenas profissionais e que não tem "qualquer restrição pessoal" a Deborah, que voltou a integrar o quadro de 61 subprocuradores-gerais. Ele disse que o cargo de vice será provisoriamente ocupado pela vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau.

continua após o anúncio

Segundo Gurgel, o afastamento de Deborah não está ligado ao contexto da troca na chefia do Ministério Público, que deve ocorrer em agosto. Deborah é uma das três indicadas pela categoria para ocupar o posto.

Edição: Fábio Massalli

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247