Governo deve atribuir à Polícia Federal controle sobre CACs e clubes de tiro
Atribuição atualmente é do Exército
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O governo federal está avaliando retirar do Exército e atribuir à Polícia Federal a responsabilidade pela emissão do certificado de registro e cadastro de armas de caçadores, atiradores e colecionadores, os CACs, assim como a fiscalização dos clubes de tiros.
Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve editar um decreto que regulamenta o Estatuto do Desarmamento. "O Sigma [o sistema de registro de armas do Exército] pode existir, nós não somos contra, não é uma questão que nos cabe opinar, mas a lei tem uma diretriz muito clara: existe um cadastro único de armas no Brasil que se chama Sinarm [Sistema Nacional de Armas]", afirmou Dino.
"Quem abre a lei 10.826 [Estatuto do Desarmamento] está lá no artigo segundo [sobre o Sinarm]. Isso não estava sendo cumprido e havia a ideia de cadastros paralelos, isso ensejou toda a confusão", acrescentou.
Em fevereiro, o governo Lula determinou que as armas de CACs adquiridas a partir de maio de 2019 deveriam ser registradas na PF em até 60 dias.
>>> Armas liberadas por Moro e Bolsonaro a CACs abastecem milícias e crime organizado
>>> Governo Lula diz que 99% das armas de CACs foram recadastradas
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247