Governo cogita liberar álcool nos estádios da Copa

Pedido, da Fifa, j foi levado ao ministro dos Esportes, Orlando Silva



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse nesta sexta-feira que vai procurar o Ministério Público para discutir a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa do Mundo de 2014. Ele reconheceu que a questão é um pedido da Fifa ao governo federal e que existe a possibilidade de que a proibição, prevista no Estatuto do Torcedor, pode ser suspensa durante a realização do evento no Brasil.

"Não vamos decidir sobre esse tema sem ouvir o Ministério Público, que propôs a lei que restringe o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios", afirmou o ministro, durante cerimônia de assinatura de termo de ajustamento de conduta (TAC) que prevê a criação, pelo MP de São Paulo, de um cadastro de integrantes de torcidas organizadas do Estado. "A Fifa pautou este tema e estamos avaliando a conveniência e a oportunidade de manter ou suspender a regra de consumo de bebida alcoólica".

A decisão sobre o consumo deve fazer parte do anteprojeto da Lei Geral da Copa, em estudo no governo federal. O ministro informou que a proposta deve ser encaminhada ao Congresso Nacional no início de agosto. Orlando Silva ressaltou que a liberação do consumo de bebidas ainda está em discussão no governo federal. "A Fifa levantou uma série de demandas. Acredito que vamos encontrar um ponto de equilíbrio".

continua após o anúncio

"A proposta da Lei Geral da Copa ainda não foi encaminhada ao Congresso e vamos discuti-la com a sociedade", disse. O ministro lembrou que a Copa é um evento internacional e, em muitos países é permitido o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios.

ABERTURA - Silva lembrou que representantes da Fifa visitarão o Brasil na semana que vem e disse esperar que anunciem a cidade que sediará a abertura da Copa do Mundo. Nesta semana, o ministro enviou ao presidente do Comitê Local Organizador e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, pedido para que o anúncio seja antecipado da data prevista, que é outubro. São Paulo é a principal candidata. "Representantes da Fifa devem chegar ao Brasil e espero que eles decidam na próxima semana onde será abertura da Copa".

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247