Governadores do NE pedem mais recursos para segurança
Encontro dos Governadores do Nordeste terminou com apresentação dos principais pontos de dois documentos que serão entregues à presidente Dilma e ao Congresso Nacional; Carta de Teresina dispõe sobre a integração dos Estados e a necessidade de apoio do governo federal para superar os altos índices de violência registrados no Nordeste e os baixos níveis de produção em ciência, tecnologia e inovação, bem como, aprimorar os mecanismos de sustentabilidade da previdência social dos estados da Região
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Encontro dos Governadores do Nordeste encerrou na tarde de sexta-feira (17), com apresentação dos principais pontos de dois documentos que serão entregues à presidente Dilma Rousseff e ao Congresso Nacional. A Carta de Teresina dispõe sobre a integração dos Estados e a necessidade de apoio do Governo Federal para superar os altos índices de violência registrados no Nordeste e os baixos níveis de produção em ciência, tecnologia e inovação, bem como, aprimorar os mecanismos de sustentabilidade da previdência social dos estados da região. Já o segundo documento é um manifesto em favor da Constituição Federal e de apoio a presidenta Dilma e ao vice-presidente e Michel Temer.
Na área da segurança, o governador Wellington Dias, como porta voz de todos os governadores do Nordeste, explicou que há a necessidade de um cofinancimento do Governo Federal; participação no controle de armamento; liberação do fundo de apoio a Política sobre Drogas e a implantação de mais um presídio federal em cada Estado. “Precisamos de um tratamento especial nesta área, pois houve um aumento substancial no número de presos e nos custos. Queremos que o Nordeste seja prioridade em investimento na Segurança”, disse.
Na área da Previdência, os governadores solicitam agilidade e a formação de um grupo de trabalho que envolve o Governo Federal e Estados para mudanças na legislação que possibilitem alternativas para o equilíbrio financeiro e formas alternativas de receitas.
Na área da Ciência e Tecnologia, os governadores solicitam investimentos na área de internet e na continuação do Luz para Todos. “Há um compromisso com o ministro Aldo Rebelo para trabalhar investimento proporcional à população do Nordeste que é de 28%”, disse.
Sobre o manifesto de apoio à presidente, Wellington destacou que a pretensão é de que este documento não seja assinado apenas pelos governadores do Nordeste, mas por todos os governadores do Brasil.
“Acreditamos no Brasil, não há sentido essa propaganda de pessimismo que vem sendo difundida no Brasil. Mais que um apoio à Presidenta Dilma e ao Brasil, é um manifesto em favor da democracia. Nós não admitimos um retrocesso. Reconhecemos a escassez dos recursos e o momento difícil pelo qual o Brasil está passando, além da crise mundial. Mas solicitamos um tratamento emergencial ao que é emergencial. Queremos respeito à Constituição e uma democracia fortalecida. Fomos eleitos para um mandado de quatro anos e não há nada que justifique a interrupção de um mandato” disse Wellington Dias.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247