Fortalecidos no governo Bolsonaro, garimpeiros somam cerca de 80 candidaturas em 2022
Os postulantes estão em todos os cargos. Os nomes com maior destaque encontram-se no Pará e em Roraima, onde a extração ilegal é mais forte
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O número de candidaturas de garimpeiros e mineradores de ouro no Brasil cresceu com o apoio de Jair Bolsonaro (PL). Um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 79 candidaturas para o pleito de 2022. O partido com mais nomes é o PL, o mesmo de Bolsonaro, com 17, seguido da União Brasil, com oito.
Os postulantes estão em todos os cargos. Os nomes com maior destaque encontram-se no Pará e em Roraima, onde a extração ilegal é mais forte.
De acordo com a reportagem, a identificação dos candidatos foi possível graças ao cruzamento de dados de processos minerários na Agência Nacional de Mineração com o de candidatos do TSE e suas respectivas empresas. Alguns políticos foram identificados por defenderem publicamente o garimpo.
Do total, 36 candidatos são donos de algum processo minerário relacionado a ouro, diamante ou cassiterita, os minerais mais associados ao garimpo ilegal.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247