Ex-guerrilheiro devassa, de novo, o baú da ditadura

Site "Documentos revelados", de Aluízio Palmar, ex-MR8 e VPR, apresenta diariamente dossiês que os militares esconderam nos anos de chumbo; arquivos bombásticos entram no ar

Ex-guerrilheiro devassa, de novo, o baú da ditadura
Ex-guerrilheiro devassa, de novo, o baú da ditadura (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Claudio Julio Tognolli _247 - Mais uma vez a internet se adianta ao governo: o site Documentos Revelados, criado por Aluízio Palmar, traz agora mais novidades dos anos de chumbo.

"Depois de passar anos garimpando nos arquivos, juntando informes, prontuários, relatórios e outros papéis produzidos pelos órgãos de espionagem e repressão da ditadura civil-militar, decidi digitalizar a papelada. Primeiro, porque é urgente socializar essas informações, facilitar o acesso e depois, já estou com um pé nos 70 anos e daqui a mais algum tempo não vou ter condiçoes de fazer esse tipo de serviço. Então enquanto a Comissão da Verdade não vem, vamos fazendo a hora, sem esperar acontecer", diz Palmar.

Os últimos documentos, subidos nesta sexta-feira, são:

continua após o anúncio

Documento do Centro de Informações do Exército revela nível de infiltração nas organizações da Resistência à ditadura (1ª Parte)

Assessoria de Segurança e Informações da Itaipu investigou pessoa procurada por jornalista da revista IstoÉ

continua após o anúncio

Documento da Aeronáutica relata mortes no Araguaia

Documento revela ligação entre os Diários Associados e a ditadura

continua após o anúncio

Aeronáutica informa sobre documentos apreendidos por ocasião da prisão de Mário de Souza Prata

Agentes da ditadura monitoravam os passos dos guerrilheiros no exterior

continua após o anúncio

Parte do interrogatório de alguém que sucumbiu às torturas no DOI/CODI

Você acessa estes documentos em: http://www.documentosrevelados.com.br/

continua após o anúncio

Nascido em maio de 1943, em São Fidélis, Estado do Rio de Janeiro, Palmar estudou Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense. Em decorrência de sua militância revolucionária, não terminou o curso, foi preso e banido do país.

Palmar militou no MR8 velho (o primeiro, que surgiu em Niterói) e na VPR. Foi preso em 1969 e em 1971, e libertado juntamente com outros 69 presos políticos, em troca do Embaixador da Suiça no Brasil.
Em 1979, trabalhou na revista "Atenção" e no jornal "Correio de Notícias", de Curitiba. Em 1980 trabalhou no jornal Hoje Foz e em dezembro desse mesmo ano fundou o jornal Nosso Tempo, conhecido por sua linha editorial de constestação à ditadura.

continua após o anúncio

Com a anistia política de 1979 voltou ao Brasil e deu início em Foz do Iguaçu a carreira de jornalista.

Aluizio Palmar explica seus motivos ao 247: "Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem nos arquivos estaduais e arquivo da Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, de vasculhar caixas e pastas AZ, repletas de mandados de prisão, informes, radiogramas, ofícios recebidos e expedidos, dossiês, relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial. Reconheço que esta busca é tardia, pois no Brasil, ao contrário do Chile, Argentina e Paraguai, os arquivos da repressão estão sendo abertos fora do tempo apropriado. A nossa Lei da Anistia, além de ter permitido a devolução dos direitos civis e políticos aos perseguidos pela ditadura, beneficiou os torturadores e serviu também ao propósito do esquecimento do passado. O resultado desta dubiedade é o fato de que enquanto as vítimas precisam remexer nos arquivos para que histórias sejam reconstruídas, os algozes e seus cúmplices fazem de tudo para que o passado permaneça intacto e possam, assim, terminar em paz os seus dias. Estão normalmente dispostos a pagar a intocabilidade do passado, com o seu próprio esquecimento pela História".

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247