Eventos se espalham no país no primeiro Dia das Mulheres após anos de retrocessos

Manifestações são promovidas pelas centrais sindicais, movimentos feministas e entidades da sociedade civil

Ato contra a violência de gênero no Rio
Ato contra a violência de gênero no Rio (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rede Brasil Atual - Nesta quarta-feira (8), acontecem inúmeros atos pelo Dia Internacional das Mulheres em diversos pontos do país. São promovidos pelas centrais sindicais, movimentos feministas e várias entidades da sociedade civil. A data no ano de 2023 tem um significado especial, depois de anos de retrocessos nas políticas públicas e agressões de todos os tipos às mulheres brasileiras, iniciados pelo governo golpista de Michel Temer e aprofundados sob o governo de Jair Bolsonaro.

Mulheres dos movimentos populares do Rio Grande do Sul falam se manifestam  “Por um mundo sem violência, em defesa da vida e do direito das mulheres’. Um ato ecumênico lembra o feminicídio da militante do Movimento dos Atingidos por Barragens, Debora Moraes, em setembro de 2022. “Violência contra as mulheres e os desmontes das políticas públicas” será tema de audiência pública no Plenarinho na Assembleia Lergislativa gaúcha.

continua após o anúncio

As militantes da Via Campesina estão nas ruas de Porto Velho (RO), onde se concentraram em frente à sede do governo do estado. A marcha e o acampamento trazem a bandeira “Camponesas da Amazônia – Em luta pela vida e soberania, contra a fome e a violência”.

Nos Três Poderes

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva anuncia hoje um conjunto de ações que serão coordenadas pela ministra Cida Gonçalves (Mulheres) e se relacionam às reivindicações das mulheres, como um projeto de lei para equiparar as remunerações de homens e mulheres que desempenhem a mesma função.

continua após o anúncio

“A ideia foi bandeira da então candidata e hoje ministra do Planejamento, Simone Tebet, depois incorporada pela campanha de Lula e deve sair do papel na próxima semana”, diz a CUT em seu site. Na Semana da Mulher, Tebet anunciou que o Plano Plurianual de 2024 a 2027, que será apresentado em agosto, terá uma proposta do Ministério do Planejamento de “um capítulo dedicado à mulher, com programas, metas, diretrizes e indicadores”.

No Twitter, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) destacou o avanço da bancada feminina na Câmara, que saltou de 77 deputadas eleitas em 2018 para 91 em 2022. “Este é um retrato da luta das mulheres como protagonistas na política do Brasil”. Ela comemora “o maior quórum da história da Câmara – que, independente do partido, buscam ecoar suas vozes e de todas as brasileiras e brasileiros”.

continua após o anúncio

No Supremo Tribunal Federal, o STF promove nesta quarta o evento “O Olhar Delas”, para discutir o papel feminino nos dias atuais e  decisões da Corte sobre garantias de direitos femininos. As ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia conduzirão a mesa de diálogos sobre  avanços e retrocessos.

Confira programação completa dos atos para este 8 de Março:

Acre

continua após o anúncio

Rio Branco: ato às 8h no espaço Kaxinawa

Alagoas

continua após o anúncio

Maceió: Concentração para o ato na Praça Centenário, às 15h.

Arapicara: às 16h, na Praça da Prefeitura

continua após o anúncio

Amapá

Macapá: às 16h30, na Praça da Bandeira

continua após o anúncio

Amazonas

Manaus: às 15h30, na Praça da Saudade/caminhada até o Largo Sebastião, no centro

Bahia

Salvador: às 13h, caminhada da Lapinha ao Pelourinho (trajeto 2 de Julho). 

Ceará

Fortaleza: ato na Praça do Ferreira a partir das 14h. Às 16 haverá caminhada e panfletagem. 

Distrito Federal

Brasília: Marcha com concentração no Eixo Cultural Íbero-americano (antiga Funarte), às 16h. De lá, as mulheres seguem até o Palácio do Buriti, para exigir do GDF políticas de enfrentamento à violência de gênero.

Espírito Santo

Vitória: Concentração às 14h na Praça Getúlio Vargas. Haverá caminhada até o Palácio Anchieta

Goiás

Goiânia: caminhada com concentração às 9 horas, em frente à Catedral Metropolitana, na Avenida Universitária, Setor Central. O tema é “Mulheres Vivas Mudam o Mundo”.

Mato Grosso

Cuiabá: Ato às 7h30 na Praça Uçosses Guimarães 

Mato Grosso do Sul

Campo Grande: Ato às 8h na Praça Ari Coelho. O tema é “Mulheres em Resistência, Sempre Vivas e contra todas as Formas de Violência”.

Minas Gerais

Belo Horizonte: ato a partir das 16h, na Praça Liberdade. Caminhada às 17h pelas ruas da cidade. 

Pará

Belém: às 8h, no Largo do Redondo, com caminhada até a Assembleia Legislativa

Paraíba

João Pessoa: às 14h, concentração no Mercado Municipal de Mangabeira

Paraná

Curitiba: Marcha das Mulheres, com concentração a partir das 16h na Praça Santos Andrade. Às 18h, acontecerá um ato da Frente Feminista de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Às 19h, ocorrerá a Marcha das Mulheres e seguirá em caminhada até a Boca Maldita para o ato de encerramento

Londrina: ato a partir das 17h30 no Calçadão em frente às Lojas Pernambucanas

Pernambuco

Recife: concentração no Parque 13 de maio, às 14h. Caminhada às 16h seguindo pela Rua do Hospício, passando pela Av. Conde da Boa Vista e Rua da Aurora até a ponte Princesa Isabel.

Piaui

Teresina: às 10h, marcha para o Palácio

Rio de Janeiro

Capital: às 16h, na Candelária, com marcha para a Cinelândia

Rio Grande do Norte

Natal: às 15h, no Midway 

Mossoró: às 8h, no Centro Feminista 8 de março

Rio Grande do Sul

Porto Alegre: a marcha será realizada às 17h, com concentração na Praça Matriz a partir das 14h. Ao longo do dia outras atividades também serão realizadas, inclusive uma audiência com o governador Eduardo Leite (PSDB)

Roraima

Boa Vista: às 9h, na Praça do Centro Cívico

São Paulo

Capital: ato às 17h no Vão Livre do Masp, na Avenida Paulista. “Mulheres em defesa da Democracia” será a bandeira levada às ruas. Antes, às 15h, haverá atividade no Espaço Cultural Lélia Abramo, na Rua Carlos Sampaio, 305 (próximo à Paulista).

São José dos Campos: Às 16h30 na antiga Câmara Municipal

Piracicaba: Dia 11 às 9h no Terminal Central de Integração
“Ocupe o Largo” no dia 19 às 16h no Largo dos Pescadores

Atibaia: 17h – local a definir

Santos: 17h – Estação da Cidadania (Avenida Ana Costa, 340, Vila Mathias)

Sergipe:

Aracaju: concentração com café da manhã, a partir das 7h, na Pça General Valadão. Haverá caminhada pelas ruas da cidade, além de panfletagem e diálogo com a população. Estão previstas apresentações culturais do Grupo Folclórico do Sintese e de mulheres artistas de Sergipe na Pça General Valadão.

Tocantins

 Palmas: às 9h, na Feira do Aureny I

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247