Eu só quero chocolate

Para esta Pscoa ser mais saudvel, fique de olho nos prs e contras do amado doce de cacau

Eu só quero chocolate
Eu só quero chocolate (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Caroline Pereira para o Brasil 247 - Que atire a primeira pedra quem nunca se deliciou com uma bela barra de chocolate. Sobremesa preferida de muita gente, o doce também tem fama de ser inimigo da saúde. Ele seria prejudicial para o peso, colesterol e, segundo alguns mitos espalhados pela internet, até para o coração. Desejado e polêmico, o chocolate se tornou para muita gente um problema de consciência.

Mas os chocótras de plantão podem relaxar: médicos e nutricionistas reconhecem uma série de benefícios do consumo de chocolate para o nossa saúde. É claro que os contras também existem, e você deve considerá-los antes de dar a próxima mordida!

Os maiores benefícios do chocolate são devidos à fruta que o origina, o cacau. A nutricionista Marcella Lamounier explica em seu site que na versão amarga ou meio amarga existe maior concentração de substâncias que fazem bem à saúde. Entre elas estão os flavonóides, fitoquímicos cujos componentes agem como antioxidantes. “Eles podem melhorar a saúde do coração promovendo um fluxo adequado de sangue”, explica Marcella.

continua após o anúncio

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, o chocolate é um alimento energético "perfeito". A teobromina, outra substância presente no cacau, oferece estímulos para o sistema nervoso, fazendo que o chocolate alivie o cansaço intelectual. O doce também ajuda a elevar os níveis de endorfina e serotonina, causando a sensação de bem estar.

De fato, os maiores efeitos negativos do chocole são o acúmulo de gordura no corpo e o aumento do peso. Esses problemas podem ser evitados se as porções da delícia forem moderadas. De acordo com cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, é preciso ficar de olho nas porções "O consumo deve ser em pequenas quantidades, uma vez que o chocolate contém gordura saturada, açúcar e cacau que, em excesso, podem trazer efeitos nocivos à saúde", explicou no site Cabeça de Cuia.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247