Essa fila não vai acabar

Obama d um sinal (tmido demais) de que pode ampliar a durao do visto para os EUA



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Um dos pontos mais delicados na agenda de Barack Obama ao Brasil foi abordado durante uma rápida reunião do presidente americano com empresários brasileiros no Palácio Itamaraty. Na ocasião, Obama, afirmou que estuda com Dilma Rousseff a ampliação de vistos para os dois países. A concessão era de cinco anos e foi estendida para dez anos. Mas não fixou um novo prazo de validade e sequer tocou na possibilidade de revogar a exigência do visto.

Em outro tema de interesse dos empresários, Obama falou das dificuldades de seu país para incrementar o comércio entre os dois países em curto prazo. “Estamos saindo de uma recessão”, disse ele. "Mas é do nosso interesse em longo prazo fortalecer os laços entre as duas maiores economias no continente.” O presidente americano colocou o Brasil como “um importante participante” do mercado global de energia, depois das descobertas do petróleo do pré-sal. No Palácio do Planalto, ele já tinha comentado sobre a disposição de se tornar um grande cliente do país nessa área.

Além de comércio, Obama voltou a falar sobre as Olimpíadas de 2016. “Lula ganhou essa”, disse o americano, referindo-se à disputa em que o Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar os Jogos, batendo Madri, Tóquio e Chicago – base eleitoral do presidente dos EUA. Obama também apostou na rodada de Doha de negociações comerciais. “Precisamos dar-lhe um grande impulso”, afirmou. O Brasil, como membro do G20 – grupo de países em desenvolvimento – e a Índia foram dois dos principais adversários das propostas americanas para concluir a iniciativa.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247