Escolas maquiam lista do ranking do Enem

Interessadas em figurar como centros de excelência educacional, escolas estariam maquiando informações sobre seus alunos; um dos exemplos é o Colégio Motivo, do Recife, que apareceu em 19˚ lugar no Brasil e na primeira colocação em Pernambuco

Escolas maquiam lista do ranking do Enem
Escolas maquiam lista do ranking do Enem


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Leonardo Lucena_PE247 – Que o Exame nacional do Ensino Médio (Enem) veio para ficar não há duvidas. As dúvidas ficam por conta dos expedientes utilizados pelas escolas para aparecerem como centros de excelência de ensino através da maquiagem dos resultados. Um dos casos seria o do Colégio Motivo, localizado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O colégio, que apareceu em 19˚ lugar no Brasil e na primeira colocação em Pernambuco, teria matriculado 209 alunos de uma unidade ao término dos dois primeiros anos do Ensino Médio (EM) e, do outro lado, inscreveu 39 estudantes de uma unidade inexistente, que renderam ao colégio uma posição entre as 20 primeiras do Brasil.

De acordo com informações do Blog Acerto de Contas, oprimeiro a denunciar a maquiagem, os 39 alunos da unidade diferenciada, obtiveram no Enem a média 685,89. O blogueiro Pierre Lucena, que também é professor de Finanças da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), diz que a posição do colégio no ranking estadual e nacional é estranha, uma vez que os outros 209 estudantes, que atingiram média de 595,58, também apareceram na lista principal entre os que tiraram as melhoras notas do colégio (confira aqui). Todos os alunos estudam na mesma unidade, porém foram separados para a execução da matrícula.

O acadêmico afirma que o caso foi denunciado por um estudante que deixou uma mensagem no Facebook do blog e dois alunos, inclusive, confirmaram que foram orientados a fazerem matrículas em separado. Segundo a matéria, se o fato não tivesse ocorrido, a primeira posição teria sido do Colégio Equipe, no bairro da Torre, Zona Norte da capital pernambucana. 

continua após o anúncio

Por sua vez, o Colégio Motivo confirma a existência das duas unidades e informou que não teve a intenção de interferir no resultado do ENEM. De acordo com a nota divulgada pela instituição, criar unidades diferentes é uma tendência que vem sendo adotada por outras entidades educacionais do Brasil. 

“O Colégio Motivo esclarece que não teve a intenção de agir de má fé e de manipular nenhum tipo de dado do Enem, tendo em vista que na lista do exame foram divulgadas as duas unidades da escola que possuem modelos pedagógicos diferentes, destinados a atender às demandas dos alunos, com objetivos e metas diferentes”, diz o texto.

continua após o anúncio

A nota ressalta, ainda, que a unidade que ficou em primeiro lugar em Pernambuco foi a de número 2, que funciona há dois anos, e “apresenta projeto pedagógico voltado para os alunos com alto rendimento e que almejam vestibulares de alta concorrência, como ITA, IME, AFA, EFOMM, Medicina, Direito e Engenharia”.  Com isto, além da possibilidade de figurar no topo do ranking do Enem, passam a existir dois conceitos na mesma unidade educacional, criando uma diferenciação não apenas no padrão de ensino, mas também entre os próprios alunos, entre os “normais” e os de alto rendimento.

Em sua página no Facebook, o colégio afirma que “sempre se pautou pela ética em suas atitudes e tem como objetivo central oferecer uma educação de excelente qualidade a todo e qualquer aluno sem nenhum tipo de preconceito”.  

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247