Época conecta Operação Porto Seguro ao mensalão

Reportagem de capa da revista deste fim de semana aponta movimentações de Rosemary Noronha e Paulo Vieira para ajudar alguns réus da Ação Penal 470, especialmente Valdemar Costa Neto; num dos diálogos, Lula é citado como "Deus", mas como alguém sem muito interesse em colaborar na defesa; quem sai comprometido é o ministro da AGU, Luis Inácio Adams, que trata de um caso relacionado ao ex-senador Gilberto Miranda  

Época conecta Operação Porto Seguro ao mensalão
Época conecta Operação Porto Seguro ao mensalão


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A revista Época deste fim de semana traz uma capa conectando dois escândalos: o mensalão, que já se aproxima do fim, e a Operação Porto Seguro. Objetivamente, a reportagem revela que Paulo Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Aviação Civil, e Rosemary Noronha, falavam pelos cotovelos. Ambos demonstravam interesse especial em salvar a pele de um dos réus, Valdemar Costa Neto, que aparentemente tinha influência no Porto de Santos – um dos focos de interesse da quadrilha.

Vieira e Rosemary falam de reuniões que vinham sendo articuladas por Gilberto Miranda, ex-senador muito próximo ao presidente do Senado, José Sarney. Miranda, que tinha interesses bilionários no setor portuário, oferecia a Valdemar a consultoria de Saulo Ramos, ex-ministro da Justiça de Sarney. Se Valdemar o contratasse, diz a reportagem, Saulo conseguiria adiar a execução das penas por três anos. O ex-senador também teria interesse em auxiliar o ex-ministro José Dirceu.

Em outro trecho, Rose e Paulo falam num certo "Deus", que, segundo a Polícia Federal, seria o ex-presidente Lula. Mas o diálogo não o compromete. Ao contrário, como se vê abaixo: 

continua após o anúncio

– Eu não sabia que o JD (Dirceu) tava dando esse peso todo para o Giba (Gilberto Miranda), não. Mas eu continuo apostando que o melhor peso que tem é o… Deus, viu – diz Paulo.

– É, mas ele não vai fazer absolutamente nada – responde Rose.

continua após o anúncio

– Você está achando que Deus não está a fim de…

– Não! Eu acho que não está a fim, não.

continua após o anúncio

– É! Às vezes ele tem medo de arrumar confusão, né, Rose?

A reportagem será, certamente, repercutida nos próximos dias, mas é menos bombástica do que indica sua capa. Do ponto de vista concreto, ela pode contribuir para a queda do ministro da Advocacia-Geral da União, Luis Inácio Adams, pois traz um diálogo seu com o número 2 da AGU, José Weber Holanda, em que ambos falam sobre a Ilha de Cabras, um dos focos de interesse de Gilberto Miranda. Adams dizia ter sido traído por Weber e terá dificuldades para sustentar esse discurso. (Confira aqui a reportagem completa de Época).

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247