Enem sem transtornos pode fortalecer Haddad

Neste sbado, mais de 4 milhes realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Mdio; absteno foi de mais de 25%; sem problemas de organizao do Enem, ministro da Educao vai passando no teste e pode ser candidato a prefeito em So Paulo

Enem sem transtornos pode fortalecer Haddad
Enem sem transtornos pode fortalecer Haddad (Foto: DENIS FERREIRA NETTO/AGÊNCIA ESTADO)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O Ministério da Educação tenta fazer a lição de casa nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A fim de emplacar as aspirações políticas do ministro Fernando Haddad, potencial candidato a prefeito de São Paulo, o modelo de acesso ao ensino superior pensado por ele – via Enem – precisa dar certo. Funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), braço do MEC na organização dos testes, trabalharam bastante para evitar problemas de edições recentes, como a fiscalização ruim. Neste primeiro dia de Enem, o maior rigor na supervisão dos exames já ficou claro. Oito candidatos foram desclassificados por serem pegos tuitando na hora da prova.

As ocorrências foram registradas em cinco estados: Pará, São Paulo, Maranhão, Rio Grande do Sul e Paraná. A organização eliminou os jovens do concurso porque eles estavam utilizando aparelhos eletrônicos para acessar as redes sociais. O uso desses equipamentos é proibido, conforme o edital do Enem. Além desses casos, o MEC informa que houve “apenas incidentes” na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, onde longas filas nos locais de provas provocaram ansiedade entre os concorrentes.

O @brasil247 perguntou aos seguidores como foi a organização do Enem neste sábado, e a resposta foi positiva. O filho de Luisa Lemdobro (@Luisa_Lemdobro) participou do processo em Itajaí (SC). “Questões dentro do esperado, sem dificuldades, portões fechados na hora sem incidentes”, tuitou. “Quee prooovaa cansatiiiva”, queixou-se Estefany Lopes (@estefanylopes), reconhecendo que não houve problemas de organização onde prestou o exame, no Rio de Janeiro.

continua após o anúncio

Abstenção

O índice de abstenção neste primeiro dia de provas foi de 25,29%. Dos 5,3 milhões inscritos, pouco mais de quatro milhões fizeram os exames. O Distrito Federal (31%) e a Bahia (30,1%) foram as unidades da federação com maior número de candidatos ausentes.

continua após o anúncio

De acordo com o Inep, as condições climáticas na Bahia foram responsáveis pelo número de faltas. As chuvas são frequentes nesta época. No DF, a baixa temperatura - 17 graus, pouco usual nesta estação, pode ter dissuadido candidatos de sair de casa.

Questões

continua após o anúncio

As questões dos testes atiçaram a curiosidade dos candidatos. Foi tanto assunto diferente que a hashtag #AprendiNoEnem bombou no Twitter e virou Trending Topic (assunto mais comentado). Entre os temas excêntricos, estava o funcionamento do vaso sanitário. “Era uma questão de Física”, explicou Rodrigo Brito, de Sabará (MG). “E nunca confie num vaga-lume fêmea… Acredite em mim”, disse, referindo-se a outro item.

Segundo dia

continua após o anúncio

O Inep pede para os candidatos chegarem uma hora antes do início do exame no local das provas. Assim, evitam-se problemas como na Universidade Paulista (Unip), de São Paulo, no campus da Lapa, na zona oeste da capital. Lá, cerca de cem estudantes atrasaram por causa de um acidente de trânsito. Revoltados com o fechamento dos portões, eles quebraram com pontapés a porta do edifício. A polícia teve que ser chamada.

Neste domingo, os mais de cinco milhões de candidatos vão fazer as provas de linguagens, códigos e tecnologias. A abertura dos portões é sempre às 12h – horário de Brasília.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247