Enchentes afetam 800 mil pessoas em Santa Catarina

Boletim divulgado pela Defesa Civil mostra que mais de 779 mil pessoas foram afetadas at agora; a previso de que o estado continue sendo castigado, com chuvas fortes e queda de granizo nessa sexta-feira



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Subiu para 779.596 o número de pessoas afetadas pela chuva em Santa Catarina, segundo boletim divulgado no final desta tarde pela Defesa Civil. Já decretaram estado de emergência 26 cidades. Outros dois municípios, Brusque e Rio do Sul, decretaram estado de calamidade pública por causa de enchentes.

Há pouco mais de 7.800 desabrigados (aqueles que perderam tudo e necessitam de abrigos públicos) e 54 mil desalojados (aqueles que podem contar com a ajuda de familiares e vizinhos). Em Guabiruba, um homem de 66 anos morreu. Ele estava trabalhando no telhado de sua casa quando a estrutura desabou.

Segundo o governo do Estado, os acumulados da chuva das últimas 92 horas já passam de 200 milímetros em alguns municípios, o que equivale ao valor esperado para o mês inteiro. A principal região atingida é o Vale do Itajaí. Blumenau tem 15 mil pessoas impossibilitadas de voltar para suas residências enquanto Rio do Sul tem 10 mil. Muitas cidades também estão com problemas nos serviços básicos, como água, energia, transporte e comunicação.

continua após o anúncio

Até as 16 horas, dez municípios já haviam recebido alimentação, água potável, colchões e cobertores. Foram disponibilizadas oito mil cestas básicas para atender os afetados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que a chuva dê uma trégua no final de semana. Tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul, o tempo ficará entre nublado e parcialmente nublado em todas as regiões dos Estados.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247