“Em uma década, o Brasil passou do sonho à distopia”, diz pesquisador da Sciences Po
Em entrevista ao Le Monde, o cientista político Gaspard Estrada lembrou o período de ascensão do país durante os governos Lula e falou que “o sonho virou pesadelo” quando Jair Bolsonaro assumiu
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O cientista político Gaspard Estrada, diretor do Observatório político da América Latina e do Caribe (Opalc) da universidade parisiense Sciences Po, lembrou da época de ascensão do Brasil durante os governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em entrevista ao jornal francês Le Monde, Estrada afirmou que “em uma década, o Brasil passou do sonho à distopia”. Para ele, o governo de Jair Bolsonaro não está dando conta dos eventos e “parece estar mais preocupado com sua sobrevivência que com a de seus cidadãos”.
Segundo o pesquisador, “é chocante lembrar” que dez anos antes, durante o final do mandato de Lula, o País “parecia viver um sonho: a economia funcionava à todo vapor, a pobreza diminuia, assim como as desigualdades”; e lembra que o Brasil era considerado o “campeão dos emergentes” e se desenvolvia no sentido de “ocupar um papel central nos negócios do mundo”.
“O sonho virou pesadelo”, ressaltou. “Bolsonaro estimula a violência na rua e nas redes sociais, adotando a estratégia de negação da pandemia e incitando sua base a se radicalizar contra os que não concordam com sua opinião”, disse.
Leia a entrevista na íntegra no Le Monde.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247