Em Minas, 31 municípios decretam situação de emergência

Chuvas continuam causando estragos na maioria das regies do Estado

Em Minas, 31 municípios decretam situação de emergência
Em Minas, 31 municípios decretam situação de emergência (Foto: LEO FONTES/Agência Estado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Apesar da redução na intensidade, a chuva continua causando estragos em Minas Gerais. Desde outubro, quando teve início o período chuvoso no Estado, 31 municípios já decretaram situação de emergência por causa de tempestades, granizo, vendavais, enchentes, deslizamentos de terra, enxurradas e inundações. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), há possibilidade de chuva moderada a forte nos próximos dias, principalmente nas regiões centro, sul, sudeste, norte e no Triângulo Mineiro.

As últimas cidades a entrarem na lista, de acordo com a Cedec, foram Setubinha, no Vale do Mucuri; São João do Oriente, no Vale do Rio Doce; Raposos e Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte; e Conceição do Pará, na região oeste de Minas. Ainda segundo a Defesa Civil, apesar de não integrar a lista de cidades em estado de emergência, Perdões, também na região oeste do Estado, foi atingida por uma forte tempestade ontem (26). A Defesa Civil municipal informou que pelo menos 59 pessoas tiveram que deixar suas casas por causa de inundações causadas pela elevação do nível da água na junção dos córregos Carapinas e Estrelas.

Balanço da Cedec divulgado hoje mostra também que, além das cidades em situação de emergência, 62 municípios foram afetados pela chuva em Minas desde outubro. No período, tempestades, inundações e deslizamentos de terra causaram a destruição de 73 residências e 38 pontes, além de danos em outras 1.952 casas e 26 pontes.

continua após o anúncio

Segundo o órgão, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pela chuva, que já deixou 335 pessoas desabrigadas (que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos) e 7.759 desalojadas (que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares), além de 31 feridos. A Cedec contabiliza oficialmente duas mortes, ocorridas em Reduto e Governador Valadares em outubro e novembro, respectivamente, mas não considera que o servente de pedreiro Raimundo Gabriel da Silva, de 53 anos, morto em um deslizamento de terra na obra que trabalhava em meio a um temporal na região centro-sul da capital em 20 de dezembro, seja vítima da chuva.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247