Eleitores: 43% dizem estar mais envolvidos com a disputa de 2014
Pesquisa virtual feita pela consultoria Expertise traça o perfil do eleitor brasileiro esse ano; 67% são contra o voto obrigatório, por exemplo, enquanto 30% não votariam este ano se não fosse obrigado; 80% dos entrevistados afirmam que as pesquisas não influenciam seus votos; os debates são os meios de comunicação mais usados pelos eleitores para decidirem o candidato
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – Não há dúvidas de que as eleições de 2014, marcadas por uma tragédia e pela oscilação nas pesquisas, que apontam que tudo pode acontecer no próximo domingo 5, ficarão para a história. Os eleitores também se dizem mais envolvidos com a disputa desse ano, que elege deputado estadual, federal, senador, governador e presidente da República.
É o que mostra uma pesquisa virtual realizada pela Expertise, empresa de pesquisa e inteligência de mercado que apurou o perfil do eleitor brasileiro. Segundo o levantamento, 43% se consideram mais envolvidos com as eleições de 2014. Por outro lado, 32% se dizem menos envolvidos e 25% nem mais nem menos envolvidos.
Dos entrevistados, 67% são contra o voto obrigatório, enquanto 30% não votariam este ano se não fossem obrigados. Sobre pesquisas eleitorais, 80% afirmam que elas não influenciam seus votos e 33% são contra sua divulgação. Os debates são os meios de comunicação mais usados (por 61%) pelos eleitores para decidirem o candidato.
A pesquisa faz parte do painel #brasilsemfiltro, um raio-X realizado pela Expertise de como os internautas brasileiros enxergam o País através de assuntos relevantes do cotidiano. A coleta dos dados foi realizada através do Opinion Box, plataforma de pesquisa digital.
Foram entrevistadas 1.188 internautas de ambos os sexos, todas as classes sociais e estados da federação. Segundo a empresa, o estudo quis entender qual o envolvimento das pessoas com o pleito deste ano. Confira abaixo o infográfico da Expertise com um resumo do resultado:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247