É sua chance: 75 mil bolsas de estudo no exterior
Em reunio do Conselho, Dilma anuncia financiamento para brasileiros estudarem no exterior
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Rodolfo Borges_247, de Brasília – O melhor caminho para os estudantes dos cursos de Ciências Exatas do país é o aeroporto, por pior que eles estejam. Quem diz é a presidente Dilma Rousseff, que anunciou durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o Conselhão, o oferecimento de 75 mil bolsas de estudo até 2014 para os brasileiros que quiserem estudar no exterior. “Se o setor privado comparecer, podemos chegar a 100 mil bolsas”, disse a presidente, que abordou o assunto depois de comentar os problemas de mão de obra enfrentados pelo país. Dilma destacou o Programa Nacional de Acesso Ensino Técnico (Pronatec), que deve ser lançado nos próximos dias, e disse que os conflitos em grandes obras, como as usinas de Jirau e Santo Antônio, estão ocorrendo porque "as grandes obras voltaram a existir".
A inflação foi outro tema a que a presidente deu bastante atenção em seu pronunciamento. “Meu governo está diuturnamente – e até noturnamente – atento a todas as pressões inflacionárias, de onde elas vierem”, disse a presidente, que citou o controle da expansão do crédito e a elevação da taxa de juros entre as tentativas do governo para conter a inflação e disse que os efeitos das medidas “ainda não se fizeram sentir”. Segundo ela, as pressões de demanda devem ser controladas, mas é melhor enfrentar problemas de crescimento do que de depressão econômica. “Compreendo que alguns tenham dúvidas a respeito (do compromisso do governo no controle da inflação), mas estamos tomando todas as medidas necessárias e urgentes e não podemos aquecer o debate”, disse.
Diante de ministros e representantes da iniciativa privada, a presidente incluiu os aeroportos brasileiros entre os “bons problemas” do País, por estão lotados devido ao crescimento da demanda – consequência da melhoria da renda da população. Para Dilma, as reformas dos terminais serão importantes para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas, mas devem ser tocadas para além dos eventos esportivos, pois o aumento das viagens já demanda uma solução para o público interno.
Miséria
Dilma anunciou para os próximos dias o Programa de Erradicação da Pobreza, que deve contar com dados do último Censo para identificar e localizar os cidadãos extremamente pobres do país. Também deve ser lançado em breve o Fórum de Gestão da Competitividade, um dos temas eleitos como prioridade pela presidente em seu início de governo.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247