Duda Mendonça é acusado de abandonar campanha no Pará

Publicitrio coordenador da equipe a favor da diviso do Estado, que ser definida no prximo domingo por plebiscito; alguns dizem que ele viajou Bahia, outros a Portugal, e outros dizem ainda que ele volta j, j

Duda Mendonça é acusado de abandonar campanha no Pará
Duda Mendonça é acusado de abandonar campanha no Pará (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Circula nas ruas do Pará a suspeita de que o publicitário Duda Mendonça, coordenador da campanha a favor da separação do Estado, tenha abandonado o trabalho na reta final. Às vésperas do plebiscito, que acontece no próximo domingo e definirá se serão criados os Estados de Tapajós e Carajás, Duda Mendonça teria feito uma viagem, deixando Pará sem dar mais informações a seus companheiros de campanha.

O primeiro relato sobre a suspeita foi publicada na página do Facebook do deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB), um dos líderes da campanha do “não”, no último domingo, 4: “Duda Mendonça, o publicitário baiano contratado pelos separatistas, jogou a toalha e já voltou para a Bahia”. Segundo Coutinho, que é secretário da Casa Civil do governo paraense, o publicitário teria deixado a campanha após as últimas pesquisas revelarem que os eleitores votariam contra a divisão. “É no mínimo estranho que ele (Duda Mendonça) tenha viajado na reta final da campanha. Isso mostra que a união vai prevalecer e que o nosso estado vai permanecer um só”, disse Zenaldo, segundo matéria publicada no jornal Pernambuco.com.

Outra história dá conta de que Duda não teria viajado para Bahia, mas para Portugal. A informação foi confirmada pelo deputado estadual João Salame (PPS), da frente pró-Carajás, que acrescentou que o publicitário teria ido ao país cumprir compromissos profissionais. “Ele trabalha para uma rede de supermercados em Portugal. A viagem já havia nos sido informada”. Segundo Salame, Duda Mendonça não abandonou a campanha a favor da divisão e o combinado era que ele ficasse apenas uma semana no Pará. “Ele passou bem mais do que isso”.

continua após o anúncio

Na última terça-feira, Zenaldo Coutinho postou nova mensagem na rede social, sobre reportagem publicada no jornal do Estado:

“O Jornal ‘O Liberal’ logo que soube que o Duda Mendonça já voltou para a Bahia, entrevistou três separatistas. Vejam as respostas:

continua após o anúncio

Lira Maia [deputado estadual DEM-PA] – Ele está em Belém (mas não sabe dizer onde).

João Salame - Ele teve que ir a Portugal.

continua após o anúncio

Giovani [Queiroz, deputado federal PDT-PA] – Ele foi para a Bahia mas volta (sem precisar quando).

Conclusão: É apenas o desfecho de uma campanha desencontrada da verdade”.

continua após o anúncio

Guerra acirrada

O conflito entre os que são pró e contra a divisão do Pará fica cada vez mais tenso. Antes de viajar, a campanha colocou na briga o governador do Estado, Simão Jatene (PSDB), no centro do debate, com uma série de ataques a sua postura sobre a criação da Lei Kandir. Segundo os separatistas, Jatene não se mobilizou contra a lei, que isentou de impostos estaduais as exportações de minérios do Pará, uma das principais fontes de receita do Estado na época.

continua após o anúncio

Jatene, que obteve direito de resposta no horário de propaganda das frentes separatistas, apareceu em rede estadual de rádio e TV fazendo críticas indiretas a Duda Mendonça. Sem citar nomes, o governador disse que “vendedores de ilusões sem identidade” tratam o povo paraense como “galos de rinha”. Em 2004, Duda Mendonça chegou a ser detido pela Polícia Federal por seu envolvimento em rinhas de galo.

Nos últimos dias, diante da dificuldade de conquistar eleitores em Belém e arredores - a região mais densamente povoada do Pará -, o publicitário decidiu centrar críticas ao governador e associá-lo à campanha do “não”. A ideia é capitalizar a rejeição que Jatene sofre na capital e na região metropolitana, levando os moradores a votar “sim” no plebiscito como forma de impor uma derrota ao governador.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247