"Distância de Bolsonaro para Lula deve estabilizar", avalia cientista político sobre pesquisa
“Ele ]Bolsonaro] está colhendo os resultados do Auxílio Brasil, do aumento da agenda dele de inauguração de obras e da estabilização da pandemia”, diz Josué Medeiros
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Carta Capital - Apesar da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 24 aponta uma leve recuperação eleitoral de Jair Bolsonaro. A distância entre ele e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porém, deve se manter estável daqui em diante. A avaliação é do cientista político Josué Medeiros, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Conforme o levantamento, Lula agora aparece com 43% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 26%. Na pesquisa anterior do instituto, feita ainda em 2021, Lula oscilava tinha 47% e 48%, e Bolsonaro entre 21% a 22%.
Para o pesquisador, a recuperação de terreno por parte o ex-capitão está relacionada com um cenário atual mais estável.
“Ele está colhendo os resultados do Auxílio Brasil, do aumento da agenda dele de inauguração de obras e da estabilização da pandemia”, avalia. No entanto, a persistência da alta da inflação pode segurar o crescimento de Bolsonaro nos próximos meses.
A diminuição da distância entre Lula e Bolsonaro nas pesquisas, avalia ela, é fruto também de uma baixa exposição do ex-presidente Lula até o momento.
Leia a íntegra na Carta Capital.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247