Dino afirma que PF investigará denúncia de racismo em abordagem a Renato Freitas em avião

Ministro afirmou que investigação se dará para apurar "se há aleatoriedade ou se é racismo" nas inspeções policiais de rotina antes de voos, especialmente no caso do deputado

Renato Freitas e Flávio Dino
Renato Freitas e Flávio Dino (Foto: ABR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), anunciou a abertura de um processo administrativo na Polícia Federal (PF) para investigar a possibilidade de racismo durante a abordagem ao deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) em um voo.

A abordagem foi filmada e divulgada pelo próprio parlamentar em suas redes sociais, e mostra policiais entrando na aeronave e o retirando da cabine para revistá-lo. Os policiais alegam que o deputado foi selecionado aleatoriamente para uma inspeção de rotina. Renato, por sua vez, afirma ter sido o único retirado do avião para a inspeção aleatória da Polícia Federal.

continua após o anúncio

>>> Em nota, Renato Freitas reafirma ter sido alvo de racismo ao ser retirado de avião para 'inspeção aleatória" da PF

Em uma entrevista ao UOL, Flávio Dino declarou: “a investigação é para saber se de fato essas fiscalizações são aleatórias, mesmo, ou não. E, nesse caso particular, sobretudo. Se há essa aleatoriedade ou se é racismo”.

continua após o anúncio

“Infelizmente, nós temos uma sociedade em que o racismo é entranhado em todas as instituições. Eu não posso nem afirmar nem descartar porque o fato foi ontem e, hoje, com certeza, essa inquirição está sendo feita para que tenha um esclarecimento definitivo da Polícia Federal na parte que a cabe. A parte anterior, aquela do portal, do raio-x, não é gerenciada pela PF e, sim, por uma normatividade da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)“, completou Dino, em aspas recuperadas pelo portal Metrópoles.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247