Dilma espera “assessoramento” de Mangabeira Unger
Em discurso na posse do novo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, presidente deu as boas vindas ao professor, "que retorna ao Brasil e ao governo para nos ajudar nessa nova etapa" e diz esperar dele "um assessoramento para nós identificarmos as melhores alternativas que nos permitam enfrentar todos os desafios do governo"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – A presidente Dilma Rousseff afirmou, nesta quinta-feira 5, que espera "um assessoramento para nós identificarmos as melhores alternativas que nos permitam enfrentar todos os desafios do governo" do novo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, que tomou posse hoje. Na cerimônia, Dilma deu as boas vindas ao professor, "que retorna ao Brasil e ao governo para nos ajudar nessa nova etapa".
"É necessário que se conceba aquelas políticas que terão fôlego de longo prazo, que serão a herança e o legado que se deixa para as próximas gerações", disse a presidente. Ela destacou que fazer do Brasil uma pátria educadora passa por investimentos significativos na qualidade da educação e destacou que os recursos do pré-sal são passaporte para alcançar esse objetivo e destacou a inovação.
"Espero do professor Mangabeira Unger um assessoramento para nós identificarmos as melhores alternativas que nos permitam enfrentar todos os desafios do governo. E que tenha na sua função essa visão de diagnóstico e de longo prazo. De diagnóstico do curto e também de proposta de longo prazo. Na verdade, o que eu desejo ao professor Mangabeira Unger é muito trabalho, tenho certeza que isso não lhe faltará", discursou.
Abaixo, reportagem da Agência Brasil sobre a cerimônia de posse:
Dilma empossa Mangabeira Unger e destaca planejamento de longo prazo
Yara Aquino - Ao dar posse hoje (5) a Mangabeira Unger na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância do planejamento de longo prazo para o desenvolvimento do país. A formulação de políticas públicas de longo prazo voltadas ao desenvolvimento nacional é uma das atribuições da secretaria, que é vinculada à Presidência da República.
"Precisamos ligar as políticas de curto prazo a uma visão de longo prazo do país, mesmo que o governo tenha um término claro, que é dezembro de 2018. É necessário, quando se faz política pública diuturnamente, que se concebam também políticas que terão fôlego de longo prazo. Elas são a herança e o legado que se deixa para as próximas gerações", disse Dilma.
A presidenta voltou a citar a educação como forma de impulsionar o desenvolvimento e destacou a importância da destinação dos recursos do pré-sal. "Acredito que fazer do Brasil uma pátria educadora é investir muito na qualidade da educação. É transformar o passaporte do pré-sal em qualidade educacional, mas também é fortalecer valores e direitos de cada cidadão."
Dilma lembrou das contribuições de Mangabeira no comando da SAE, que ele comandou de 2007 a 2009, entre elas, a ideia de que o governo deveria apostar em aeroportos regionais.
Filósofo, tornou-se professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em 1971. Seus trabalhos envolvem, principalmente, teoria social e filosofia, mas também se aproximam do direito e da economia.
Em 1991, foi professor de Barack Obama, atual presidente norte-americano. Sua atuação política desde o processo de abertura, instituído ainda no regime militar, resultou na participação no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2007. Mangabeira deixou a pasta para voltar a Harvard.
Quem deixou o cargo foi Marcelo Neri, que foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e estava à frente da SAE desde março de 2013. Dilma informou que Neri construiu o conceito de nova classe média que, segundo ela, tornou-se "peça-chave" e "uma das melhores descrições do resultado sócio-econômico do processo em curso de crescimento com distribuição de renda".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247