Dilma e Barbosa entre os iberoamericanos mais influentes

"Poderosa presidente" desfrutou de "prestígio internacional" em 2012, de acordo com o El País, que divulgou neste domingo a lista dos 100 iberoamericanos de maior destaque do ano. Publicação define o presidente do Supremo como o "juiz que marcou o antes e o depois" na justiça do País. Outros brasileiros são a major Pricilla de Oliveira Azevedo e a presidente da Petrobras, Graça Foster

Dilma e Barbosa entre os iberoamericanos mais influentes
Dilma e Barbosa entre os iberoamericanos mais influentes


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A presidente da República, Dilma Rousseff, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barboda, são dois dos quatro brasileiros que figuram na lista dos 100 iberoamericanos que tiveram maior destaque em 2012. Na lista divulgada neste domingo pelo El País constam também mais duas mulheres do Brasil: a presidente da Petrobras, Graça Foster, e a major Priscilla de Oliveira, que comandou uma UPP no Morro de Santa Marta, no Rio de Janeiro.

Segundo o jornal espanhol, Dilma, descrita como uma "poderosa presidente" na categoria líderes da lista, desfrutou de "prestígio internacional" esse ano. "A presidente Rousseff goza de altíssimos índices de popularidade em seu país e, internacionalmente, seu prestígio não poderia ser melhor", justifica a publicação. A presidente, lembra o veículo, figura em todos os rankings de mulheres mais importantes do mundo, assim como a premiê alemã Angela Merkel e a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton.

Já sobre o novo presidente do STF, que neste ano ganhou destaque ao ser relator da Ação Penal 470, o processo do 'mensalão', o jornal o define como o "juiz que marcou o antes e o depois na atribulada história da Justiça brasileira". O texto acrescenta que "sua história de superação e seu profundo senso de justiça servem hoje de inspiração às novas gerações de brasileiros".

continua após o anúncio

A reportagem lembra da vida difícil de Barbosa. "Negro e filho de um pedreiro e de uma empregada, Barbosa tinha tudo para engrossar as estatísticas da desigualdade no Brasil. Porém, acaba de alcançar a presidência do Supremo. Sua história de superação e seu profundo sentido de justiça servem hoje de inspiração as novas gerações de brasileiros", coloca o diário.

O jornal noticia, no entanto, que 2012 não foi um dos melhores anos para o Brasil. O País registrou crescimento "anêmico", sofreu diversos escândalos de corrupção, altos índices de criminalidade e ainda tem um quatro preocupante para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, todos problemas que "surpreendem e preocupam", lembra a publicação espanhola.

continua após o anúncio

Ainda na categoria líderes, junto com Dilma e Barbosa, a major Priscilla de Oliveira Azevedo, que comandou 120 policiais, lembra o jornal, é destacada como corajosa e como "a primeira mulher a comandar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP)", tenso contribuido para expulsar o tráfico de drogas do Morro Santa Marta. "Sua coragem, demonstrada já em 2007 quando foi sequestrada por dois traficantes e conseguiu escapar deles três vezes, é quase um mito".

Única brasileira na categoria "políticos", a presidente da Petrobras é lembrada por ser a primeira mulher a comandar a quinta maior empresa do setor de energia do mundo.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247