“Destruíram o Ministério da Saúde e as políticas construídas ao longo de décadas”, diz ex-ministro

"Se hoje a situação é mais confortável, quando a gente olha para trás e avalia esses dois anos o custo foi inadmissível”, afirma José Gomes Temporão

Ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão
Ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão (Foto: Divulgação / STF)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em entrevista ao programa Giro das Onze, da TV 247, o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, classificou como “trágica” gestão da Saúde no Brasil no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

“Foi um período trágico. Se hoje a situação é mais confortável, quando a gente olha para trás e avalia esses dois anos o custo foi inadmissível”, afirmou o ex-ministro.

continua após o anúncio

Segundo ele, o governo de Jair Bolsonaro “errou em tudo”. 

“O presidente diz que acertou em tudo em relação à Covid. É muito cinismo. Errou em tudo. A postura foi criminosa e de omissão. Não liderou e não coordenou. Atacou as vacinas, negacionista, ministro incompetentes Destruíram o Ministério da Saúde e vem destruindo as inúmeras políticas que foram construídas ao longo de décadas”, frisou. 

continua após o anúncio

“O que está no poder hoje é a visão de que o Brasil tem que ser um grande exportador de commodities para alimentar o mundo, o que é um gigantesco equívoco”, salientou.

Segundo ele, o Brasil ficou de joelhos durante a pandemia. “Não tínhamos reagentes para diagnósticos, não tínhamos respiradores, não tínhamos equipamentos de proteção individual porque o Brasil importa praticamente tudo que consome de seus serviços da China, da Índia, da Europa e dos Estados Unidos. O Brasil teria condições de mudar isso? Todas as condições, o que falta é decisão política. Durante o governo Lula, na minha gestão, iniciamos uma política de redução da dependência tecnológica externa e aumento da capacidade produtiva de tecnologia estratégicas de saúde”, apontou.   

continua após o anúncio

Temporão disse que o golpe deixou evidente que “a política neoliberal esgotou a sua capacidade política e ideológica. “A sua capacidade de destruição e ampliação da desigualdade é tão grande, de subtração de direitos, que afeta não apenas a dimensão social, mas também a dimensão econômica”, disse.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247