Deputados petistas visitam presos: "preocupação é saúde de Genoino"

Coordenador da comitiva, o deputado Policarpo (PT-DF) disse que condição física de Genoino "está muito comprometida"; "espero que ele possa ter o direito à prisão domiciliar o mais rapidamente efetivado. O ministro Joaquim Barbosa fez um show midiático em pleno feriado com o único intuito de prejudicar o PT, mas estamos unidos e conscientes do tipo de disputa que estamos enfrentando. Não vamos nos acovardar!”, afirmou; Benedita da Silva afirmou que decisão de Barbosa foi "puramente política": "isso nós não podemos aceitar”

BRASÍLIA, DF - 20.11.2013: RÉUS/MENSALÃO/PAPUDA/SP - Movimentação na entrada do complexo penitenciário da Papuda, em Brasília, onde os condenados no processo do mensalão estão presos. Comitiva de deputados que visitou os presos esteve com os militantes do
BRASÍLIA, DF - 20.11.2013: RÉUS/MENSALÃO/PAPUDA/SP - Movimentação na entrada do complexo penitenciário da Papuda, em Brasília, onde os condenados no processo do mensalão estão presos. Comitiva de deputados que visitou os presos esteve com os militantes do (Foto: Valter Lima)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Deputados federais do PT visitaram, na terça-feira (19), no complexo penitenciário da Papuda, o deputado licenciado José Genoíno (PT-SP), o ex-ministro e ex-deputado José Dirceu e Delúbio Soares, ex-dirigente do PT, todos condenados na Ação Penal 470. Além da solidariedade prestada em nome da bancada, a comitiva foi verificar as condições de saúde de Genoíno e ouvir os três petistas, detidos desde a última sexta-feira (15), quanto às circunstâncias em que ocorreram as prisões e as condições às quais estão submetidos no presídio.

O estado de saúde de Genoíno é a maior preocupação, sobretudo de Dirceu e Delúbio. O parlamentar licenciado passou por um delicado procedimento cirúrgico em julho – dissecção da aorta – e ainda não se recuperou totalmente. Na segunda-feira (18), teve diarreia e passou a se alimentar apenas de frutas e líquidos, o que pode prejudicar seu quadro ainda mais, inclusive porque ele precisa ingerir uma enorme quantidade de remédios.

Os visitantes manifestaram sua perplexidade e indignação em relação às decisões de Joaquim Barbosa, consideradas ilegais e violadoras de direitos básicos dos réus da ação penal 470, especialmente daqueles condenados a regime semiaberto, mas que estão cumprindo, na prática, um regime fechado.

continua após o anúncio

Coordenador da comitiva, o deputado Policarpo (PT-DF), enfatizou que a “preocupação central” é a saúde de Genoíno e também criticou a postura do presidente do STF. “Sua condição física está muito comprometida e espero que ele possa ter o direito à prisão domiciliar o mais rapidamente efetivado. O ministro Joaquim Barbosa fez um show midiático em pleno feriado com o único intuito de prejudicar o PT, mas estamos unidos e conscientes do tipo de disputa que estamos enfrentando. Não vamos nos acovardar!”, frisou.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) considera que o momento é difícil, mas confia na força do partido para superar mais essa adversidade. A deputada criticou o regime imposto aos seus companheiros. “Na prática, eles estão cumprindo um regime fechado, embora tenham sido condenados ao semiaberto. O que aconteceu foi que, em pleno feriado da Proclamação da República, o ministro Joaquim Barbosa colocou a sua toga e disse: "é hoje!". Foi uma decisão puramente política e isso nós não podemos aceitar”, criticou.

continua após o anúncio

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que também participou da visita, se disse “ainda mais assustado com o grau de violência praticada por uma pessoa que deveria zelar pela lei e garantir o respeito à Constituição”, o ministro Joaquim Barbosa. “A mídia soube da prisão antes que os próprios réus soubessem. O ministro Joaquim Barbosa atropelou não apenas direitos, mas procedimentos técnicos básicos, com o objetivo único de produzir uma cena para a televisão. O Genoíno passa por um quadro muito delicado e precisa de acompanhamento permanente. Sem isso ele está, evidentemente, em risco”, disse Teixeira.

Com opinião semelhante, a deputada Margarida Salomão (PT-MG) se disse “impressionada” com o contraste entre as decisões arbitrárias do presidente do Supremo e a solidez de caráter dos petistas detidos, que se apresentaram antes mesmo de receberem qualquer notificação, mesmo denunciando o caráter autoritário e ilegal das suas prisões. “Eles possuem um entendimento profundo do que se passa nesse momento e o partido tem consciência de que se trata de uma disputa política. Rasgou-se a norma legal para que houvesse um abuso de poder lastimável para todos os democratas deste País”, protestou a deputada mineira.

continua após o anúncio

O deputado Paulo Ferreira (PT-RS) fala em “desespero” dos setores conservadores e situa o episódio no contexto da disputa política nacional. “A oposição foi derrotada pelo povo brasileiro, que escolheu o nosso projeto, com desenvolvimento e distribuição de riqueza e poder, e por isso jogaram para o Judiciário, que é uma cidadela de concepção ainda conservadora. Por isso os nossos companheiros estão cumprindo pena, mas o PT está acostumado aos grandes debates e às grandes disputas”, avalia Ferreira.

Para o deputado Sibá Machado (PT-AC), a conjuntura brasileira de hoje é “mais uma etapa da luta de classes, que está vivíssima em nosso País” e o objetivo da oposição conservadora é “colocar o nome do PT na mais suja das lamas através de um factoide”. O parlamentar acreano criticou duramente a ação do STF. “O pior de tudo são os métodos que a Suprema Corte, liderada pelo seu presidente, tem utilizado para chegar ao extremo do absurdo que configuram essas condenações e a forma como se deram estas prisões”, atacou Sibá.

continua após o anúncio

Já o deputado Luiz Alberto (PT-BA) citou exemplos históricos para mostrar o padrão de comportamento da direita brasileira e fez um paralelo com a situação contemporânea. “Na época de Getúlio Vargas, a direita falava do ‘mar de lama’. Com Jango, foi o ‘ouro de Moscou’ e agora é o ‘mensalão’. A elite conservadora brasileira sempre esteve no caminho do golpe de Estado. Hoje elas não podem mais contar com os militares, por isso usam o Judiciário e a grande mídia”, argumenta Luiz Alberto.

Também integraram a comitiva os deputados Amauri Teixeira (PT-BA), Edson Santos (PT-RJ), Geraldo Simões (PT-BA), João Paulo Lima (PT-PE) e Ságuas Moraes (PT-MT). Outras visitas de parlamentares do PT aos detidos devem ocorrer ainda esta semana.

continua após o anúncio

Com informações da assessoria do partido na Câmara

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247