Deputado federal é denunciado por compra de votos

O MPF acusa Fernando Antônio Ceciliano Jordão (PMDB-RJ) de cometer delitos de captação ilícita de sufrágio e uso indevido da estrutura administrativa, quando ainda era prefeito de Angra dos Reis

Deputado federal é denunciado por compra de votos
Deputado federal é denunciado por compra de votos (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Fernando Porfírio_247 - O STF, por votação unânime, recebeu nesta quinta-feira (14) denúncia contra o deputado federal Fernando Antônio Ceciliano Jordão (PMDB-RJ), pela suposta prática do crime eleitoral. O Ministério Público Federal acusa o deputado de compra de votos quando ainda era prefeito de Angra dos Reis.

O Supremo, no entanto, decidiu encaminhar o processo ao MPF para análise da concessão do direito de suspensão condicional do processo, medida prevista no artigo 89 da Lei 9.099/95.

A regra prevê que, nos crimes em que a pena mínima cominada for igual ou inferior a um ano, o Ministério Público poderá propor a suspensão do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado não esteja sendo processado ou não tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspensão condicional da pena.

continua após o anúncio

Desde que aceitas pelo acusado – caso não as aceite, o processo terá prosseguimento –, tais condições incluem, entre outras, a reparação de dano, a proibição de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorização do juiz, e o comparecimento pessoal e obrigatório a juízo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades.

Segundo o MPF, quando era prefeito de Angra dos Reis (RJ), acompanhado dos então candidatos a prefeito e vice daquele município, em visita à localidade de Provetá, na Ilha Grande, teria cometido os delitos de captação ilícita de sufrágio e uso indevido da estrutura administrativa do Poder Executivo.

continua após o anúncio

Na ocasião, em comício em frente à igreja local, durante a campanha eleitoral de 2008, ele teria oferecido transporte marítimo gratuito a potenciais eleitores da localidade, em troca de votos.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247