Deputado Coronel Telhada foi mais um a ameaçar Lula armado. PT aciona Conselho de Ética (vídeo)

“Vai lá em casa, incomodar a minha mulher, meus filhos e meus netos. Estou te esperando lá. Você e todo o seu bando”, disse Telhada exibindo uma arma

(Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O deputado estadual paulista e policial militar da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA) Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada (PP), conhecido como Coronel Telhada, é mais um bolsonarista a ameaçar o ex-presidente Lula (PT) armado.

Em vídeo publicado no Instagram, nas dependências da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na terça-feira, 5, Telhada escreveu: “Vai lá em casa, Lula. Você e seu bando. Estarei te esperando”. “Vai lá em casa, incomodar a minha mulher, meus filhos e meus netos. Estou te esperando lá. Você e todo o seu bando”, disse Telhada exibindo uma arma.

continua após o anúncio

Ele, assim como outros bolsonaristas que ameaçaram Lula, respondem a um vídeo editado que circula nas redes sociais da extrema direita que dá a entender, de forma equivocada, que o ex-presidente está incentivando que a militância petista vá à casa de deputados.

continua após o anúncio

O vídeo exclui a frase que muda o contexto da suposta "orientação" de Lula contra parlamentares, lembra reportagem do Brasil de Fato. "Não é para xingar não, é para conversar com ele [deputado]", disse o petista, no trecho que foi retirado do vídeo, em fala feita durante um evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Conselho de Ética

A bancada de deputados petistas na Alesp protocolou nesta quarta-feira, 6, uma representação por quebra de decoro no Conselho de Ética da Casa contra o deputado. Os deputados estaduais petistas cobram, do presidente da Casa, Carlão Pignatari (PSDB), punição ao deputado. “A bancada estadual do PT oficializou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlão Pignatari, sobre a gravidade do fato e representou o deputado Coronel Telhada no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar”, disse um comunicado da líder do PT na Alesp, deputada Márcia Lia.

continua após o anúncio

Segundo Lia, “a situação se reveste de intensa gravidade uma vez que às ameaças feitas pelo deputado alcançam as deputadas e deputados estaduais, dirigentes, militantes que compõem e atuam no Partido dos Trabalhadores lado a lado do ex-presidente Lula, em defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito”.

A bancada do PT também escreveu nota de repúdio. Leia a íntegra.

continua após o anúncio

"Em decorrência da publicação de vídeo nas redes sociais do deputado estadual Coronel Telhada do PP, gravado nas dependências da Assembleia Legislativa, no qual, ostenta arma de fogo e profere explícita ameaça ao ex-presidente Lula, e as pessoas que ele denominou como “seu bando”, a bancada estadual do PT oficializou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlão Pignatari sobre a gravidade do fato e o informou que representará o deputado Coronel Telhada no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

"Recentemente em encontro com dirigentes sindicais, o ex-presidente Lula sugeriu aos sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores que buscassem diálogo com deputados e seus familiares sobre as pautas de interesse dos trabalhadores. Para a líder da bancada deputada Márcia Lia, a situação se reveste de intensa gravidade uma vez que as ameaças feitas pelo deputado alcançam as deputadas e deputados estaduais, dirigentes, militantes que compõem e atuam no Partido dos Trabalhadores lado a lado do ex-presidente Lula, em defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito".

continua após o anúncio

Outras ameaças

Não foi a primeira ameaça ao ex-petista em 2022, ano eleitoral. O deputado estadual pelo Paraná Coronel Lee (DC), se inspirando em Telhada, fez ameaças a Lula e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) também gravou um vídeo com uma ameaça ao petista: "Digo uma coisa para vocês: na minha casa tem pistola”, disse.

continua após o anúncio

O deputado federal Junio Amaral (PL-MG) divulgou um vídeo no qual ele manuseava uma arma de fogo enquanto fazia provocações ao ex-presidente.

No dia 24 de março, circulou nas redes sociais um vídeo em que um homem na cidade de Gravatal, no Sul de Santa Catarina, praticou tiros ao alvo e fez ameaças a membros do PT.

continua após o anúncio

Antes o vereador de Porto Alegre e policial civil Leonel Radde (PT-RS) foi ameaçado de morte por neonazistas, assim como Lula, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) e o ativista do movimento negro Antonio Isupério.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247