Depoimento de Careca é “preocupante”
Jornalista Kennedy Alencar afirma que o depoimento do policial federal Jayme Oliveira Filho, investigado na Lava Jato, é "preocupante pela eventual fragilidade das acusações" e "evidencia o perigo de manipulação da parte do doleiro [Alberto Youssef]"; "Além das palavras do doleiro, são necessárias outras provas", defende ele
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – O depoimento ao juiz Sérgio Moro do policial federal afastado Jayme Oliveira Filho, conhecido como "Careca" é "preocupante" e "evidencia o perigo de manipulação da parte do doleiro" Alberto Youssef, ressalta o jornalista Kennedy Alencar, em comentário nesta quinta-feira 7.
Investigado na Lava Jato, Careca disse à Justiça que suas denúncias feitas em 2014, em depoimento, foram influenciadas por Youssef, que o "ajudou" a lembrá-lo dos lugares em que esteve e a quem entregou dinheiro. O policial disse ter tido contado com o doleiro no período dos depoimentos e que ficava em uma cela ao lado da sua.
Leia abaixo o comentário de Kennedy, em seu blog:
Depoimento de Jayme Careca sugere manipulação de Youssef
O depoimento do policial federal Jayme Oliveira Filho ao juiz Sérgio Moro sugere possibilidade de manipulação do doleiro Alberto Youssef. Dado na terça-feira, foi um depoimento preocupante pela eventual fragilidade das acusações.
Conhecido como Jayme Careca, o policial jogou na conta de Youssef a responsabilidade pelas acusações que havia feito anteriormente, assumindo em poucos momentos uma ou outra lembrança de recebimento e de entrega de dinheiro.
Fazendo-se de desentendido e posando de vítima, disse que só fez as acusações em depoimento anterior à Polícia Federal porque o delegado teria dito que, se não entregasse ninguém, ficaria preso. Então, Jayme Careca relatou que foi para uma cela ao lado daquela em que estava Youssef e que passou a anotar nomes e endereços fornecidos pelo doleiro.
Isso evidencia o perigo de manipulação da parte do doleiro. Quando indagado por Moro a confirmar o que dissera antes, Jayme Careca afirmou várias vezes que deveria ser verdade, porque Youssef lhe dissera que sim. Além das palavras do doleiro, são necessárias outras provas.
A Operação Lava Jato é importantíssima. Já apurou fatos suficientes para ser um símbolo no combate à corrupção no Brasil. Mas os investigadores devem tomar cuidado para não colher acusações frágeis.
O juiz Sérgio Moro precisa fazer esse filtro. Do contrário, mais à frente, nos tribunais superiores, o processo pode perder força por algum erro ou nulidade. A solidez dos procedimentos de investigação é importante para evitar uma desilusão futura da opinião pública em relação à Lava Jato.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247