Dengue tipo 3 é identificada no Brasil após 15 anos sem epidemia, alertam especialistas
Casos da doença são registrados em Roraima e Paraná, levantando preocupações sobre possível nova onda
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Um estudo da Fiocruz detectou quatro casos de pessoas infectadas pelo sorotipo 3 do vírus da dengue no Brasil neste ano. A circulação deste subtipo é tem preocupado os especialistas, pois o país não registra epidemias da doença causadas por essa cepa há mais de 15 anos, informa o jornal Folha de S. Paulo.
A dengue tem quatro sorotipos, e a circulação do sorotipo 3 pode gerar uma nova onda de epidemias, já que grande parte da população não tem defesas contra essa linhagem, alertam os pesquisadores. Além disso, pacientes que já tiveram dengue e são infectados novamente por outra cepa são mais propensos a desenvolver casos graves da doença.
O estudo conduzido pela Fiocruz Amazônia e pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) encontrou o sorotipo 3 em análises genéticas de três pessoas com dengue em Roraima, região norte do país, e de uma pessoa no Paraná, no sul do Brasil.
Todos os casos em Roraima são autóctones, ou seja, os pacientes se infectaram no estado, já que não apresentavam histórico de viagem. Já no Paraná, uma pessoa diagnosticada com a doença havia vindo do Suriname.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247