Demoras com voto biométrico devem atrasar apuração

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, minimizou neste domingo, 5, os problemas que alguns eleitores estão tendo com o voto biométrico nestas eleições. Em muitas cidades, o horário de votação deverá ser estendido, por conta dos atrasos na votação por biometria. Segundo o magistrado, os problemas registrados em alguns municípios que adotaram a leitura biométrica se deram pela dificuldade que os eleitores estão tendo ao votar pela primeira vez nas máquinas que leem as impressões digitais

Eleições 2014 - Voto em trânsito no IESB, Asa Sul, Brasília. Foto: Marri Nogueira/ Agência Senado
Eleições 2014 - Voto em trânsito no IESB, Asa Sul, Brasília. Foto: Marri Nogueira/ Agência Senado (Foto: Aquiles Lins)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, minimizou neste domingo, 5, os problemas que alguns eleitores estão tendo com o voto biométrico nestas eleições. Em muitas cidades, o horário de votação deverá ser estendido, por conta dos atrasos na votação por biometria. Segundo o magistrado, os problemas registrados em alguns municípios que adotaram a leitura biométrica se deram pela dificuldade que os eleitores estão tendo ao votar pela primeira vez nas máquinas que leem as impressões digitais.

Até o início da tarde, havia registros de grandes filas para votar em seções eleitorais de Goiânia, Teresina, Niterói (RJ) e Divinópolis (MG) em razão de esses municípios já terem adotado o sistema de biometria. Segundo eleitores, a principal dificuldade para votar nesses equipamentos se deu por conta de problemas de reconhecimento das digitais.

Dias Toffoli disse que nem todos os eleitores e mesários estão acostumados com o sistema e fez uma comparação com um automóvel. "Quando se compra um carro novo às vezes não se sabe onde liga a luz ou abre o tanque de combustível, mas tudo isso faz parte do aprendizado", disse.

continua após o anúncio

Para os eleitores que estiverem nas filas após as 17 horas, prazo para o fim da votação, serão distribuídas senhas, como pressupõe a regra. Toffoli, porém, não deu prazos e horários para o encerramento da votação, que pode ser adiado por conta desses atrasos. “Não vamos fazer previsão. Isso não é uma competição”, afirmou. 

O TRE-DF informou que, por conta do uso de urnas biométricas no Distrito Federal, a votação deve terminar com 1 hora e meia de atraso, por volta das 18h30, e a apuração deve ser encerrada às 22h. 

continua após o anúncio

Neste ano, cerca de 21,6 milhões brasileiros vão votar usando a identificação biométrica. Esse número, que representa 15,18% de todo o eleitorado do país, está distribuído por 762 municípios, incluindo 15 capitais, como Goiânia, São Luís, Recife e Curitiba.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247