De olho no velocímetro

Conselho Nacional de Trnsito derruba a obrigatoriedade de placas que alertam o motorista sobre a instalao de radares fixos e mveis

De olho no velocímetro
De olho no velocímetro (Foto: Thyago Arruda / 247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasília 247 – Motoristas que pisam fundo no acelerador terão que ter cuidado redobrado. Não é mais obrigatório a instalação de placas que avisam sobre a existência de radares (móveis ou fixos) de fiscalização eletrônica em ruas e estradas de todo o País. Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em vigor desde a última quinta-feira (22) derrubou a exigência que servia como um alerta de controle de velocidade ao condutor.

Há mais de cinco anos o governo instalava placas antes dos pardais, como são chamados os radares em Brasília. No Eixo Rodoviário, o Eixão, há dezenas de placas que informam a localização da fiscalização eletrônica e o limite de velocidade permitido na via, de 80km/h. Agora, o motorista terá que ficar atento ao velocímetro para não ultrapassar a velocidade permitida. O valor mínimo da multa para quem comente este tipo de infração é de R$ 85.

Apesar de abolir a instalação dos avisos, a resolução estabelece que os radares não podem estar escondidos da visão dos motoristas. Até 2003, a presença das placas era obrigatória. A norma foi revogada, mas entrou novamente em vigor em 2006.

continua após o anúncio

O Contran também flexibilizou outras exigências em relação aos radares móveis, que foram liberados em trechos de rodovias sem sinalização de velocidade máxima. O conselho também dispensou a realização de estudo prévio para a presença desses equipamentos em estradas. Agora, qualquer ponto pode ser alvo de fiscalização eletrônica com radares de velocidade

Com informações da Agência Brasil

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247