Cotado para ser chanceler, Haddad viaja com Lula para o Egito

Fernando Haddad também poderá ser ministro da Fazenda no governo do presidente Lula

Fernando Haddad, candidato ao governo do estado de São Paulo
Fernando Haddad, candidato ao governo do estado de São Paulo (Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, poderá se tornar ministro das Relações Exteriores do governo Lula, assumindo assim o comando do Itamaraty. Essa é a aposta crescente no mercado, especialmente depois da confirmação de que ele estará ao lado do presidente Lula em todas as agendas da Cop-27, a cúpula do clima, que se realiza no Egito.

"Sob a percepção de que a política externa terá um papel central no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir de janeiro, o Itamaraty se tornou um dos postos mais cobiçados da gestão que se dedica agora à transição de governo. As Relações Exteriores nunca foram propriamente cobiçadas, já que, em relação a outros ministérios, a pasta tem pouca verba e oferece menos visibilidade para quem planeja disputar eleições. Lula, porém, que investiu na diplomacia presidencial em seus primeiros mandatos, já disse que quer reconstruir a imagem do Brasil no mundo após anos de ostracismo sob Jair Bolsonaro (PL). Com isso, o titular do Itamaraty deve ter relação próxima com o chefe do Executivo e papel de destaque no futuro governo. O nome do ex-ministro da Educação Fernando Haddad ganhou tração na bolsa de apostas nos últimos dias", escreve a jornalista Patrícia Campos Mello, em reportagem publicada na Folha de S. Paulo.

continua após o anúncio

Intelectual respeitado e integrante da rede Progressista Internacional, Haddad daria protagonismo político ao cargo, que será um dos mais importantes do futuro governo, uma vez que o Brasil volta a se inserir positivamente no mundo, após seis anos da catástrofe Temer-Bolsonaro. O ex-chanceler Celso Amorim deverá ser assessor especial da presidência da República para política externa. Embora esteja cotado para ser chanceler, Haddad também é lembrado para chefiar o Ministério da Fazenda.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247