Corregedor da PF deve ser novo secretário para Grandes Eventos

Jos Ricardo Botelho, que ocupava a secretaria com R$ 1 bilho para gastar, deixou o posto alegando questes pessoais, logo depois de outro diretor do rgo pedir exonerao; favorito para a vaga, Valdinho Jacinto acusado de bater recorde de compra sem licitao

Corregedor da PF deve ser novo secretário para Grandes Eventos
Corregedor da PF deve ser novo secretário para Grandes Eventos (Foto: FABIO MOTTA/Agência Estado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – É o delegado Valdinho Jacinto Caetano, atual corregedor da direção da Polícia Federal, o favorito para assumir o cargo de secretário Extraordinário para Grandes Eventos (Sesge) do Ministério da Justiça. O antigo titular, José Ricardo Botelho, pediu demissão no último fim de semana, alegando questões pessoais. Seu substituto deve ser anunciado até sexta-feira.

A saída de Botelho, que teria como justificativa a saúde de familiares, ocorreu logo após um outro diretor do órgão, Odécio Carneiro, pedir exoneração, depois de ver seu nome envolvido em denúncias de desvios de recursos dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. A secretaria em questão foi criada no ano passado para coordenar a segurança no país, mas em especial durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

A secretaria é responsável por comandar mais de 50 mil homens e tomar conta de um orçamento de R$ 1 bilhão. Sua estrutura conta com diretorias de operações, inteligência, logística e projetos especiais. O provável substituto de Botelho é um delegado federal extremamente reservado e respeitado dentro da PF, e que exerceu várias funções na instituição. A principal delas foi a de corregedor-geral da corporação, cargo que ocupa atualmente. Mas paira sobre ele uma suspeita.

continua após o anúncio

Como noticiado pelo 247 em setembro do ano passado, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), maior entidade de classe da PF, encaminhou ao Tribunal de Contas da União (TCU) dossiê com denúncias sobre a gestão de Valdinho Jacinto Caetano à frente da superintendência regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro. A Fenapef sustenta que obteve documentos, relativos aos exercícios financeiros de 2007 e 2008, a revelar que o gestor praticou 580 atos de dispensa de licitação. Na média, foi dispensada 1,6 licitação, por dia, no período, diz a Fenapef.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247