Contra Lula, PF questiona voo para inaugurar usina
Um dos índicios da "proximidade" entre o ex-presidente Lula e as empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato seria um pedido, feito pelo cerimonial do Palácio do Planalto em 2009, para que a Camargo Corrêa providenciasse um helicóptero para transportar convidados do então presidente para a inauguração de uma das etapas da usina de Jirau, em Rondônia; convidados eram parlamentares, como os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO), Fátima Cleide (PT-RO) e Expedito Júnior (PR-RO); fato corriqueiro gera análise dos policiais federais sobre as relações entre Lula e a Camargo
edit
247 – Um fato aparentemente corriqueiro, um pedido do cerimonial do Palácio para que um grupo de seis pessoas, incluindo três senadores, fosse transportado pela Camargo Corrêa aos canteiros de construção da usina de Jirau, em Rondônia, seria o novo indício de proximidade entre o ex-presidente Lula e uma das empreiteiras investigadas na Lava Jato: a Camargo Correia.
O pedido ocorreu em 2009. Naquele ano, no dia 9 de março, uma mensagem foi enviada às 22h53 por Antonio Carlos Portugal a outros seis executivos da Camargo Corrêa. Portugal relatava o pedido do cerimonial do Planalto para que fossem também levados a Jirau personagens como os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO), Fátima Cleide (PT-RO) e Expedito Júnior (PR-RO).
continua após o anúncio
Segundo informam os jornalistas Fausto Macedo, Ricardo Brandt e Julia Affonso (leia aqui), o e-mail é indício das relações próximas entre a empreiteira e o ex-presidente Lula.
Procurado, Instituto Lula divulgou a seguinte resposta:
continua após o anúncio
O Instituto Lula informou que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi transportado no helicóptero da presidência e fez um sobrevôo das obras (de Jirau). A atividade constou da agenda oficial, foi acompanhada pela imprensa e divulgada.
A viagem, destacou o Instituto, foi para o lançamento da pedra fundamental da construção da usina de Jirau. O Instituto informou que desconhece tanto o pedido quanto se o helicóptero foi disponibilizado.
continua após o anúncio
Sobre indagação se é normal o fato de o então chefe do cerimonial de Lula ter solicitado um meio de transporte para seis pessoas que teriam sido convidadas do presidente, o Instituto Lula sugeriu que a pergunta fosse encaminada ao próprio chefe do cerimonial na época.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247