Com receita de bolo de fubá, Lula lembra ditadura e lança site
Ex-presidente postou uma receita de bolo de fubá em sua página no Facebook; longe de ser uma sandice, a postagem era uma crítica contra a censura durante o regime miltar, quando os jornais ocupavam o espaço das matérias censuradas com receitas, poemas e outros textos do tipo, além de funcionar como um convite para o lançamento do site Memorial da Democracia, mantido pelo Instituto Lula, que acontecerá em setembro
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Quem viu a postagem na página pessoal do Facebook do ex-presidente Lula provavelmente não entendeu o que uma receita de bolo de fubá estava fazendo ali. A explicação, porém, aparecia ao clicar no link "editado".
O texto do link trazia uma crítica contra a censura exercida sobre a imprensa durante o período da ditadura militar. "O texto abaixo [a receita] não poderia ser publicado em uma ditadura]", diz a nota que também funciona como um convite para o lançamento do site memorial da Democracia, mantido pelo Instituto Lula.
As receitas de bolos, bem como poemas e outros textos do gênero, eram utilizados pelos veículos de comunicação como forma de ocupar o espaço das matérias que eram censuradas pelos agentes da ditadura militar entre os anos de 1970 e 1980, "consequência da repressão ostensiva praticada pela ditadura militar, que cassou o direito à crítica, à polêmica, à livre organização e ao debate aberto e plural", diz o texto.
A receita do bolo de fubá também marcou o início da divulgação do lançamento do site Memorial da Democracia, vinculado ao Instituto Lula, que será lançado oficialmente no dia 1º de setembro, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
Abaixo, a íntegra dos dois textos:
O TEXTO ABAIXO NÃO PODERIA SER PUBLICADO EM UMA DITADURA
Receitas de bolo, poemas e outros textos à prova de "subversão" ocupavam os espaços vazios deixados pela censura nos jornais brasileiros entre os anos 1970 e 1980. Consequência da repressão ostensiva praticada pela ditadura militar, que cassou o direito à crítica, à polêmica, à livre organização e ao debate aberto e plural.
Se superamos esse passado sombrio, foi graças às lutas de milhares de brasileiros e brasileiras que não desistiram do sonho de um país justo e democrático. Para saber mais sobre essa história e não deixar retrocederem as conquistas que acumulamos desde então, o Instituto Lula convida para a inauguração do acervo do Memorial da Democracia, registro histórico das lutas do povo brasileiro. Guarde a data:
1º de Setembro, às 18h, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. com transmissão ao vivo pela internet.
#MemorialdaDemocracia
#ALutaContinua
Bolo de fubá
4 ovos
1 xícara (de chá) de leite
1 xícara (de chá) de óleo
1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar
1 xícara (de chá) de fubá
1 xícara (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de chá) de erva doce
1 colher (de sopa) de fermento de bolo
Coloque no liquidificador os ovos, o leite, o óleo e o açúcar, bata para misturar tudo. Em uma tigela coloque o fubá, a farinha de trigo e a erva doce e misture esses ingredientes secos. Despeje o líquido do liquidificador sobre os ingredientes secos e misture bem. Acrescente o fermento e mexa delicadamente. Coloque a massa em uma forma untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio preaquecido a 180 graus e aguarde 35 minutos.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247