Classe média já supera pobres no Nordeste
Levantamento da consultoria Plano CDE aponta que classe C conta com 23,9 milhões de pessoas na região, contra 23,7 milhões entre a D e E; em dez anos, entre 2001 e 2012, o ganho de renda das famílias reduziu a participação da chamada base da pirâmide de 66% para 45% dos nordestinos; segundo a consultora Luciana Aguiar, tendência deve se sustentar, garantida por políticas como o Bolsa Família e por investimentos em polos industriais
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A classe média superou o número de pobres no Nordeste, ultima região do Brasil em que não tinha ultrapassado a linha. Segundo levantamento da consultoria Plano CDE, divulgado pelo Valor, a classe C conta com 23,9 milhões de pessoas e há outros 23,7 milhões entre a D e E.
Ao longo de dez anos, entre 2001 e 2012, o ganho de renda das famílias reduziu a participação da chamada base da pirâmide de 66% para 45% dos nordestinos.
Segundo Luciana Aguiar, sócia-diretora da consultoria, a tendência de aumento nos rendimentos mais forte entre as famílias de baixa renda deve se sustentar na região nos próximos anos, garantida por políticas de distribuição de renda como o Bolsa Família e pelo forte investimento governamental e privado nos polos industriais - Pecém no Ceará e Suape em Pernambuco, por exemplo. "O Nordeste ainda vai passar pelo bônus demográfico", diz (leia mais).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247