Cinzas de vulcão chileno voltam a cancelar voos no Brasil

Passageiros da LAN, Gol e TAM so os mais afetados; no h previso para regularizar o trfego areo



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, já registra dez partidas e três chegadas canceladas após as cinzas do vulcão Puyehe, no Chile, voltarem a se aproximar da capital argentina, Buenos Aires, de acordo com informações são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Os voos cancelados são das companhias LAN, Gol e TAM. As cinzas interferem na operação dos aeroportos de Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Ficaram comprometidos os voos das 8h25 até as 12h15 desta quinta-feira. A TAM informou em nota que cancelou as operações nos aeroportos de Buenos Aires, Montevidéu e Assunção. A companhia informa que continuará analisando as condições climáticas para voltar a operar o mais rapidamente possível.

O Aeroporto do Galeão, na zona norte do Rio de Janeiro, teve quatro chegadas canceladas - três de Buenos Aires e uma de Santiago - da Aerolíneas Argentinas, TAM e LAN. Também foram suspensas cinco partidas - quatro para Buenos Aires e uma para Montevidéu - da Gol, TAM, Aerolíneas Argentinas e Pluna. A Infraero não soube informar se os voos cancelados entre zero hora e os previstos até as 14 horas no Galeão estão relacionados ou não com as cinzas do vulcão.

Argentina

continua após o anúncio

A nuvem de cinzas vulcânicas vinda do Chile voltou a afetar também a Argentina, em particular o território de Buenos Aires, afetando as operações no Aeroparque Jorge Newbery e no Aeroporto Internacional de Ezeiza, onde foram canceladas todas as partidas e chegadas até pelo menos às 10h30 (mesma hora de Brasília), informa, em seu site, o jornal Clarín.

Os voos das empresas Aerolíneas Argentinas, Austral e LAN não operavam nesta manhã nos dois aeroportos por causa da presença, na área metropolitana de Buenos Aires, de cinzas provenientes do vulcão chileno Puyehue, afirma o diário argentino. Em Ezeiza, praticamente todos os voos programados para esta manhã estão cancelados ou atrasados, segundo o Clarín, atribuindo a informação à agência que regula os voos no país, a Aeropuertos Argentina 2000.

continua após o anúncio

Além disso, o jornal destaca que a Secretaria de Transporte informou em comunicado nesta manhã que seguem fechados os aeroportos de Bariloche, Chapelco, Esquel, Trelew, Viedma, Neuquén e Bahía Blanca. Na noite anterior, a Administração Nacional de Aviação Civil (Anac) argentina havia antecipado problemas, caso se mantivessem as condições meteorológicas. O jornal não dá uma previsão para a melhoria no quadro.

Na terça-feira, a presença das cinzas provocou o cancelamento de todos os voos em Buenos Aires durante dez horas. A cidade mais afetada pelas cinzas do Puyehe é Bariloche, o principal centro de esqui da América Latina, situada a apenas 90 quilômetros da cratera do vulcão.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247