Caso Celso Daniel: penas dos condenados somam 62 anos

Foram julgados, nesta quinta-feira, apenas trs dos cinco acusados; os jurados confirmaram a tese do Ministrio Pblico de que o delito teve motivao poltica, feito sob encomenda, mediante pagamento

Caso Celso Daniel: penas dos condenados somam 62 anos
Caso Celso Daniel: penas dos condenados somam 62 anos (Foto: Danilo Verpa/Folhapress)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Fernando Porfírio _247 - A Justiça de São Paulo condenou, nesta quinta-feira (10), três homens que eram acusados de participação na morte de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André, no ABC Paulista. A decisão foi tomada pelo Tribunal do Júri de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

Os jurados confirmaram a tese do Ministério Público de que o assassinato do ex-prefeito de Santo André foi um crime político, praticado sob encomenda, mediante pagamento de recompensa, e não um crime comum.

Ivan Rodrigues da Silva, o “Monstro”, foi condenado a 24 anos de prisão pelo crime de homicídio duplamente qualificado. José Edison da Silva recebei pena de 20 anos e Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira, o “Bozinho”, 18 anos de prisão. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça.

continua após o anúncio

Os réus negaram envolvimento no crime. José Edson da Silva, Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira e Ivan Rodrigues da Silva disseram também que não conheciam o ex-segurança Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, acusado de ser o mandante do crime, nem Dionísio de Aquino Severo, apontado como líder do bando que sequestrou o ex-prefeito de Santo André.

O julgamento teve início por volta das 11h e, como as testemunhas arroladas pela defesa foram dispensadas, a sessão começou com os interrogatórios dos três. Os advogados dos outros dois abandonaram o júri alegando “desigualdade” entre acusação e defesa porque teriam apenas meia hora para defender seus clientes.

continua após o anúncio

“É impossível defender o réu em 30 minutos”, afirmou Ana Lúcia Santos, advogada de Elcyd Oliveira Brito, o “John”. Outro que teve seu julgamento adiado foi Itamar Messias da Silva. O júri dos dois foi remarcado para 16 de agosto.

O promotor Márcio Augusto Friggi de Carvalho contou que Elcyd conduzia a Blazer que, junto a um Santana, bloqueou a passagem da Pajero onde estava o prefeito no momento do sequestro, em janeiro de 2002.

continua após o anúncio

Celso Daniel foi abordado num bairro da zona Sul de São Paulo, depois de deixar um restaurante. Ele estava acompanhado do ex-segurança Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, acusado de ser mandante do crime.

Sombra não está entre os réus que serão julgados nesta quinta, porque dois recursos fizeram com que o processo que trata da acusação contra ele fosse desmembrado. Ainda não há uma data para julgamento.

continua após o anúncio

De acordo com o Ministério Público, os réus foram recrutados por Dionísio Aquino Severo, que, segundo a acusação, liga Sombra ao grupo que executou a ação. Dionísio foi morto na cadeia logo após sua prisão, em 2002.

A promotoria sustentou que o crime está ligado a denúncias de corrupção na administração pública de Santo André. Celso Daniel teria descoberto que o dinheiro do esquema de corrupção instalado na prefeitura para financiar campanhas eleitorais do PT estava sendo utilizado para arcar com gastos pessoais dos envolvidos. “O esquema para beneficiar o PT ele (Celso Daniel) sabia e concordava. Não concordou com o enriquecimento pessoal dos envolvidos”, disse o promotor.

continua após o anúncio

De acordo com o MP, foi forjado um sequestro para encobrir a real motivação do crime. O corpo de Celso Daniel foi encontrado dois dias após sua captura com marcas de oito tiros em Juquitiba, São Paulo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247