Cardozo justifica: Surgiram “fatos novos”

Ministro da Justiça disse a comissões da Câmara e do Senado, na semana passada, que a ex-secretária da Presidência Rosemary Noronha, alvo da Operação Porto Seguro, não fazia parte da quadrilha por ser uma "mera funcionária", subordinada ao grupo criminoso; neste sábado, quando anunciou o fim da investigação, a PF informou ter indiciado a ex-secretária também pelo crime de quadrilha

Cardozo justifica: Surgiram “fatos novos”
Cardozo justifica: Surgiram “fatos novos” (Foto: Pedro França/Agência Senad)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Uma questão ficou no ar quando a Polícia Federal anunciou, neste sábado, a conclusão da Operação Porto Seguro e, com ela, duas notícias. O total de indiciados foi 23 e Rosemary Noronha, antes indiciada pela PF por três crimes, levou a quarta acusação: formação de quadrilha.

"Fatos novos surgiram a partir da análise de documentos apreendidos", justificou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A própria PF também deu a mesma explicação para a mudança no inquérito. De acordo com a instituição, o novo indiciamento era decorrente da análise de documentos apreendidos no gabiente da Presidência em São Paulo, que era chefiado por Rosemary. O ministro também afirmou considerar o indiciamento "natural e correto".

Na última semana, quando Cardozo depôs a parlamentares da Câmara e do Senado sobre o que sabia da investigação, ele declarou que Rosemary atuava apenas como uma "mera funcionária", subordinada ao grupo criminoso, mas não parte dele. Ele nega, porém, qualquer "descompasso" entre o relato e a investigação.

continua após o anúncio

"Deixei claro aos senhores deputados e senadores que poderia até haver novos indiciamentos se surgissem fatos novos a partir da análise do material apreendido na operação. Seguramente, não houve nenhum descompasso entre o meu relato no Congresso e a investigação". Justamente por Rosemary não ter sido indiciada, até então, pelo crime de quadrilha, Cardozo afirmou no Congresso que não havia uma quadrilha atuando no seio da Presidência.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247