Câmara vai ouvir dirigentes da FIFA

Comisso de Turismo e Desporto convida dirigentes da entidade para explicar suposta proteo a aliados; prximo Ricardo Teixeira



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rodolfo Borges_247, de Brasília – A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara aprovou nesta quarta-feira um requerimento de convite aos dirigentes de marketing da FIFA Jay Neuhaus e Thierry Weil e ao consultor do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, Carlos de La Corte. Os deputados querem esclarecimentos sobre denúncias de lobby em favorecimento de parceiros da FIFA. O documento foi apresentado pelo presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), e pelo líder do partido na Câmara, Rubens Bueno (PR).

O convite é feito em decorrência de reportagem do jornal Folha de S.Paulo, que revelou pressões dos três dirigentes convidados para que os organizadores contratassem parceiros da FIFA nas preparações para a Copa. “Não é de hoje que temos denúncias contra a CBF e a FIFA. Queremos estancar já esse processo de indicação e condução de licitações da Copa do Mundo por parte da FIFA”, disse Bueno durante a discussão do requerimento.

Além da convocação, na noite desta terça-feira o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), finalmente aprovou e devolveu à Comissão de Fiscalização e Controle a proposta de fiscalização e controle (PFC) sobre a conduta do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, encaminhada pelo deputado Anthony Garotinho no início de maio. “A hora de Ricardo Teixeira está chegando!”, escreveu Garotinho em seu blog.

continua após o anúncio

A PFC não tem os mesmos poderes de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que Garotinho não conseguiu emplacar, por falta de votos. Por meio dela, os deputados poderão apenas convidar Ricardo Teixeira para se explicar e solicitar a abertura de sigilos – só é possível quebrá-los por meio de uma CPI. A aposta dos deputados é que a PFC contribua pelo menos para embasar um futuro requerimento de CPI.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247