“Cada conselheiro deve receber seu voto”, diz Caputo

Presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, acredita que as eleições regionais da OAB devem ser feitas para todos os quadros; votação direta na ordem ainda precisa ser aprimorada

“Cada conselheiro deve receber seu voto”, diz Caputo
“Cada conselheiro deve receber seu voto”, diz Caputo (Foto: FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

João Porto _ Brasília 247 – O atual presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, defendeu em entrevista ao 247 melhorias nas eleições da ordem dos advogados. Para ele a eleição deveria ser feita com voto direto para os conselheiros, diretores e para presidente da Ordem. "Assim você consegue fazer um conselho mais plural, não feito apenas de amigos do presidente", afirmou Caputo.

O presidente lembrou que até 1994 as eleições das seccionais eram feitas de forma direta com votação de cada cargo. "O sistema político-eleitoral da seccional ainda precisa ser muito aprimorado", comentou.

Esse desejo também foi conversado durante a campanha para a presidência da OAB Nacional. Caputo comentou com o atual presidente, Ophir Cavalcante, sobre a necessidade de melhorar o sistema eleitoral da ordem nas instituições regionais. "Não quero que ninguém mais passe pelo que passei um uso indiscriminado do poder econômico e mais do que isso um uso político da ordem escancarado em favor da candidatura oficial e contra as candidaturas de oposição. Uma coisa vergonhosa que não existe no plano partidário há vários anos, mas que aconteceu na nossa instituição", concluiu Caputo.

continua após o anúncio

Diretas Nacionais

No âmbito nacional o presidente da OAB/DF acredita que muitas mudanças precisam acontecer para que a eleição direta torne-se uma realidade. A principal preocupação de Caputo é que com as eleições diretas o Sudeste, região com maior número de advogados, seja o franco favorito para assumir a presidência.

continua após o anúncio

"Se São Paulo, Minas e Rio se compuserem jamais podemos ter um presidente de forma direta de outra região. Nós já tivemos um presidente de Sergipe ou de outras seccionais pequenas. Brasília já teve um presidente do conselho federal, jamais se houvesse um acordo entre o Sudeste poderia ter um presidente de outras regiões", analisa.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247