Caça-buracos vão a todo o Distrito Federal

Dupla de estudantes, que j atuava em Braslia,promete pintar buracos como alvos em todo o Distrito Federal, para chamar ateno das autoridades

Caça-buracos vão a todo o Distrito Federal
Caça-buracos vão a todo o Distrito Federal (Foto: Andressa Anholete / 247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Maryna Lacerda _Brasília 247 – Até agora, os estudantes Natasha Albuquerque, 19 anos, e Luan Haickel, 20, estavam de olho apenas nos buracos das vias do Plano Piloto. Quando encontravam um, pintavam um alvo em vermelho e branco em torno dele, para alertar os motoristas. Com o sucesso de sua ação, eles agora querem ir para as cidades-satélites e estão fazendo um mapeamento dos buracos em todo o Distrito Federal a partir dos emails que têm recebido no endereço acheiumburaco@gmail.com. Natasha conta que, após veiculação da iniciativa pela imprensa, a quantidade de e-mails recebidos aumentou consideravelmente. Não faltam buracos na cidade.

Nesta segunda-feira (31), eles foram novamente às ruas. Desta vez, os alvos foram pintados no estacionamento sul do Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília. E a iniciativa deles tem surtido efeito. No campus da UnB já foram tapados 11 buracos pintados.

Mas os estudantes da UnB estimam que vão precisar da ajuda de umas 50 pessoas para pintar os alvos e enfrentam dois problemas: falta de patrocínio para a compra das tintas e disponibilidade de tempo. Natasha, que estuda artes cênicas, diz que está difícil encontrar tempo, pois estuda e trabalha. Mas não quer deixar de dar continuidade ao trabalho que começaram. "Aonde tiver buracos, queremos agir", diz.

continua após o anúncio

Os estudantes têm um desafio a enfrentar. Na sexta-feira (28), eles foram recebidos pelo secretário de Obras, Otto Silvério, que lhes garantiu que, avisado por eles da existência de algum buraco, irá tapá-lo antes que eles pintem o alvo em branco e vermelho. Natasha conta que ficou com medo quando soube da intenção do secretário de encontrá-los. "Será que estou fazendo alguma coisa ilegal", pensou.

O secretário pediu ao Detran que emprestasse nove cones de sinalização a Natasha e Luan, mas esbarrou na burocracia do órgão. Segundo a assessoria de imprensa do Detran, o pedido precisa ser oficializado por escrito pela Secretaria de Obras e passar pela análise do departamento jurídico, que decidirá se o empréstimo é legal ou não.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247