Brasília discute criação de 'Setor da Boemia'

Grupo de arquitetos, urbanistas e polticos defende transformao da Vila Planalto em ponto de encontro noturno; capital federal j tem Setor de Clubes, Setor Bancrio eSetor de Diverses, entre outros

Brasília discute criação de 'Setor da Boemia'
Brasília discute criação de 'Setor da Boemia' (Foto: Andressa Anholete / 247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Naira Trindade_ Brasília – Dos almoços aos petiscos, com direito a cerveja gelada e música ao vivo que varam a madrugada. Cantinho de pioneiros que trabalharam na construção de Brasília, a Vila Planalto, que hoje conta com boa comida, pode também entrar na lista de opções de quem gosta de se divertir à noite. Tal proposta, levantada por arquitetos, urbanistas e políticos, será discutida num almoço nesta quarta-feira (23) em um restaurante na praça da Vila Planalto.

Na mesa, a neta de Oscar Niemeyer, Ana Lúcia, o superintendente no Distrito Federal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Alfredo Gastal, o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Paulo Henrique Paranhos, o deputado federal Luiz Pitiman (PMDB) e representantes da Associação de Moradores da Vila Planalto. Sem nenhum projeto em mãos, todos terão muito que conversar para ampliar o atendimento aos clientes sem prejudicar o sono de quem vive nas casas geminadas dos antigos acampamentos de operários da construção de Brasília.

Nada de obras que atrapalhem as características do local, que se enquadra no projeto tombado. Os arquitetos ficarão de olho nos bares, que deverão respeitar os limites da cidade, criada em 1958. A 3 km da Praça dos Três Poderes, local privilegiado, a Vila Planalto reúne em seu contexto cultural os registros, as memórias, os costumes e a diversidade dos pioneiros que construíram os primeiros prédios de Brasília.

continua após o anúncio

As características da Vila Planalto se confundem com uma cidade típica do interior. Goianos, mineiros e nordestinos foram os grandes responsáveis por dar esse ar interiorano à cidade, que hoje tem 31 restaurantes que atendem também os servidores da Esplanada dos Ministérios. No ano passado, o Instituto Cultural e Educacional de Paraguaçu, em parceria com o Ministério do Turismo e a Secretaria do Turismo, lançou o projeto Gastronomia e Cultura da Vila Planalto, que visava a consolidar a vila como um polo cultural focado na gastronomia e potencializar as atividades existentes.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247