Brasileiros são mal recebidos em países da UE

Viajantes do Pas foram os estrangeiros que mais tiveram a entrada recusada, em 2010, nos aeroportos de naes da Unio Europeia



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Em 2010, os brasileiros lideraram o grupo de estrangeiros que tiveram a entrada recusada em aeroportos de países da União Europeia. De acordo com a BBC, foram 6.072 pessoas barradas pelas autoridades da região, o que significa 12% do total de recusas à entrada no bloco por via aérea. Os brasileiros também são o sexto grupo com mais permanências ilegais detectadas. As informações são da agência europeia de controle de fronteiras (Frontex).

Alvo de polêmicas por ter barrado milhares de viajantes – entre eles, muitos brasileiros – nos últimos anos, a Espanha é responsável por quase 30% dos casos envolvendo brasileiros no ano passado, quando 1.813 pessoas foram enviadas de volta ao País. Para barrar imigrantes ilegais em busca de emprego, o governo espanhol impediu a entrada no país de cerca de três mil viajantes em 2007. Em 2010, os casos ocorreram principalmente pelo fato de os viajantes não poderem justificar o motivo da viagem ou as condições de estadia no país. Os brasileiros também foram os estrangeiros mais barrados nos aeroportos da França no ano passado, com 673 casos.

Desde 2008, quando a Frontex passou a contabilizar as entradas negadas pelos países da União Europeia, o Brasil lidera a lista. A agência destaca, porém, que o número caiu 24% no ano passado, comparado a 2009. A lista registra os Estados Unidos em segundo lugar, bem atrás do Brasil, com 2.338 casos, seguidos por Nigéria (1.717) e China (1.610). Entre as dez nações que mais tiveram cidadãos impedidos de entrar na região, há apenas duas latino-americanas: Paraguai, em sexto lugar, e Venezuela, em décimo. A Frontex detectou 13.369 brasileiros vivendo ilegalmente no ano passado em algum país da União Europeia, a maioria em Portugal, Espanha e França.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247