Brasil perde 41 posições em ranking de liberdade de imprensa

Alto nvel de violncia apontado como causa. Para ONG francesa, no Norte e Nordeste brasileiro perigoso tratar de temas como corrupo local, atividades do crime organizado e ataques ao meio ambiente

Brasil perde 41 posições em ranking de liberdade de imprensa
Brasil perde 41 posições em ranking de liberdade de imprensa (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Brasil despencou 41 posições no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras que mede a liberdade de imprensa. O país ocupa o 99º lugar em uma lista de 179 nações.

O motivo foi o alto nível de violência que resultou na morte de cinco jornalistas no ano passado : um em Pernambuco, outro no Rio Grande do Norte, um no Amazonas e dois no Rio de Janeiro. Um deles envolvendo o cinegrafista da Band, Gelson Domingos Silva, durante uma cobertura de uma operação da Polícia no Rio de Janeiro.

A ONG francesa argumentou que "no Norte e Nordeste brasileiro, assim como nas regiões de fronteira com o Paraguai, é perigoso tratar de temas como a corrupção local, as atividades do crime organizado e os ataques ao meio ambiente".

continua após o anúncio

Os Estados Unidos também pioraram -o país caiu 27 degraus na lista graças a prisões e violência policial contra jornalistas.

Na América Latina, também houve retrocesso no Paraguai, onde um jornalista foi morto em 2011. O país perdeu 26 posições no ranking.

continua após o anúncio

A Finlândia foi considerado o país onde há mais ampla liberdade de imprensa. A Eritreia é a nação com pior classificação no ranking.

A Síria, onde o aparato de segurança do Estado reprime opositores da ditadura, recebeu a pior colocação de sua história no elenco feito pela ONG.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247