Bote fé na juventude

O que é ser jovem? A juventude pressupõe idade, características ou espaços de convivência? A juventude existe ou é ficção? Sinceramente, é ficção. Calma, explico



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A juventude sempre, quando persistente, se traduz em ações concretas. Mas antes, todas as vezes que atua como agente de transformação da sociedade ou mesmo de sua própria vida, ela se resume a sonhos. Os jovens são em si mesmos uma metade questionadora e outra sonhadora. Esquecem o real e passam a viver a tese e a antítese da vida. O bem e o mal, o possível e o impossível, a ilusão e a desilusão. Projeta, planeja, viaja em seus pensamentos. Faz tudo virar um filme. Até que um dia, a ficção se torna realidade e surge daquele amontoado de sentimentos a síntese de um ser que pode ser de superação ou, infelizmente, de frustração.

O grande problema é que são muitas as sínteses frustradas de nossa sociedade. E, tristemente, aqueles que já não mais têm o espírito da juventude (e aqui não estamos falando de idade) influenciam na ficção dos jovens que acreditam no impossível de forma negativa. Fazem com que seus sonhos de mocidade sigam o caminho da desesperança. Ou seja: novas sínteses frustradas.

A juventude tem, sim, de mostrar a cara e revelar que ainda é possível sonhar, que é possível acreditar e, mais que isso, fazer um mundo novo. Foi pelo sangue de corações jovens que muitas mudanças radicais aconteceram no mundo. Nas últimas décadas, podemos lembrar da queda de um presidente da República com o movimento dos caras-pintadas, das Diretas-Já, das inúmeras resistências à ditadura, do ideal de Che Guevara, dos jovens revolucionários da França, até chegar em outro grande jovem que fez a maior revolução de todos os tempos, chamado Jesus Cristo.

continua após o anúncio

Todos esses sintetizaram mudanças concretas. Fizeram a ficção tornar-se realidade. Foram e ainda são sinais de esperança em um mundo sedento de vida. Sinceramente, são esses que ainda fazem com que eu me sinta jovem, que me dão esperança; e, por causa deles, ainda não me tornei uma síntese frustrada. "Eu sei que não tenho a idade/ Da maturidade de quem já viveu / Mas sei que já tenho a idade / De ver a verdade: o que eu quero é ser eu / O mundo ferido e cansado / De um triste passado, de guerras sem fim / Tem medo da bomba que fez / E da fé que desfez, mas aponta pra mim" ("Nova Geração", música e letra de Padre Zezinho).

Bote Fé na juventude. Os jovens podem e devem ocupar todos os espaços nos quais tenham a oportunidade de fazer a diferença. Seja na Igreja, associações, sindicatos, política, empresas, enfim, na sociedade. Acredite no primeiro emprego de quem é capaz, acredite na bênção de quem tem fé, acredite nas palavras de quem leva sonhos, acredite nas ações de quem carrega consigo o projeto de fazer diferente.

continua após o anúncio

Repetindo Padre Zezinho: "No peito eu levo uma cruz / No meu coração o que disse Jesus/ Eu venho trazer meu recado / Não tenho passado, mas sei entender / Um jovem foi crucificado / Por ter ensinado a gente a viver / Eu grito ao mundo descrente que eu quero é ser gente / Eu creio na cruz / Eu creio na força do jovem que segue o caminho de Cristo Jesus". Bote Fé. Bote muita Fé na juventude!

Tayrone di Martino é um jovem jornalista (Twitter: @tayronemartino)

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247