Bolsonaro evita parabenizar Macron por reeleição na França
Apenas o Itamaraty, em nota protocolar sem o nome de Jair Bolsonaro, cumprimentou Emmanuel Macron pela reeleição
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Brasil foi um dos últimos países do G20 a parabenizar o presidente francês Emmanuel Macron por sua reeleição na França neste domingo, 24. Ele venceu a candidata de extrema direita Marine Le Pen.
No entanto, Jair Bolsonaro (PL), que ao longo de seu mandato acumulou conflitos com o presidente francês, evitou saudar o chefe de Estado. Apenas o Itamaraty, em nota protocolar sem o nome de Bolsonaro, cumprimentou Macron.
"O governo brasileiro cumprimenta o senhor Emmanuel Macron por sua reeleição à Presidência da República Francesa", destaca a nota."O Brasil reafirma a disposição de trabalhar pelo aprofundamento dos laços históricos que unem os dois países e trazem benefícios mútuos a brasileiros e franceses, e manifesta expectativa de seguir implementando a ampla agenda bilateral", completa.
Nesse sentido, Bolsonaro não acompanhou presidentes de diversos países que usaram suas redes sociais para cumprimentar a reeleição do presidente francês.
Ao longo de seu governo, Macron antagonizou com Bolsonaro, criticou o desmatamento no Brasil e recebeu o cacique Raoni e o ex-presidente Lula (PT). Bolsonaro chegou mesmo a atacar a esposa do presidente francês. Macron, por sua vez, afirmou em 2021 que a relação entre França e Brasil "já teve dias melhores" — isto é, antes do atual governo.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247