Bolsonaro deixa em aberto 28% das vagas de desembargador nos TRFs de todo o Brasil
São 55 vagas disponíveis, de um total de 196 previstas em lei
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Conjur - 28% das vagas de desembargador nos Tribunais Regionais Federais estão abertas e à espera de serem preenchidas pelo presidente Jair Bolsonaro. São 55 vagas disponíveis, de um total de 196 previstas em lei.
A conta inclui as cinco unidades do TRF que já funcionam. O recém-criado TRF-6, de Minas Gerais, ainda está em fase de implementação e terá 18 vagas para juízes.
O TRF-1 é a corte mais "vazia": 17 dos 43 cargos não estão ocupados, o que representa 39,5% do total. Por outro lado, o TRF-2 tem apenas uma vaga ociosa, de um total de 35. As informações são da Folha de S.Paulo.
No último ano, o Congresso aprovou um aumento no total de desembargadores federais. Com isso, 57 vagas ficaram à disposição de Bolsonaro para preenchimento.
Duas delas já foram ocupadas. Em fevereiro, o presidente nomeou o advogado Luis Gustavo Soares Amorim de Sousa para o TRF-1. Já no final de junho, o procurador da República Wanderley Sanan Dantas foi nomeado ao TRF-2.
Bolsonaro também já fez indicações aos tribunais superiores durante seu mandato: Kássio Nunes Marques e André Mendonça no Supremo Tribunal Federal; e, mais recentemente, Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues no Superior Tribunal de Justiça.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247