'Boateiro' tripudia: "Lógico que estou me divertindo"

Apontado pelo Ministério da Educação como o primeiro a disparar na rede o boato de que o Enem deste ano seria cancelado – e como aquele que mais potencializou a falsa notícia –, publicitário Eden Wiedemann reconhece que tuitou sobre o tema na noite de quarta-feira 26; alega, porém, que teria feito 'apenas' referência ao cancelamento do exame em 2009: "Lógico que estou me divertindo. Se tivesse o alcance que alegam, estaria RICO. Mas a baixaria tenta, se esforça"; ele deixou irritado o ministro Aloizio Mercadante e fez ironias sobre candidato a prefeito de São Paulo Fernando Haddad; Polícia Federal entrou no caso

'Boateiro' tripudia: "Lógico que estou me divertindo"
'Boateiro' tripudia: "Lógico que estou me divertindo"


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Um boato de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano seria cancelado mobilizou o Ministério da Educação (MEC), que identificou no publicitário Éden Wiedmann o foco da falsa notícia. Desde ontem, Wiedmann escreve em seu perfil no Twitter sobre o assunto, e, na sua versão, ele não espalhou um boato na noite da última quarta-feira; apenas destacou o cancelamento do exame em 2009, numa crítica ao então ministro da Educação e, agora, candidato à Prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT).

Numa série de tuítes, publicados desde ontem, o blogueiro, que diz não ser tucano, mas "brasileiro", deu sua versão do ocorrido. "Eu sempre digo que a máquina de boatos do PT é genial. E é mesmo. Ontem eu dei um tuíte dizendo que Haddad tinha furado o ENEM, com um link pra uma matéria do Terra de 2009', escreveu em duas postagens. "Lógico que a militância digital deles veio alegar que era um boato sobre o ENEM atual, surfando a ondinha. Desespero...", completou.

"Lógico que estou me divertindo. Se tivesse o alcance que alegam estaria RICO. Mas a baixaria tenta, se esforça. Até tentaram 'divulgar meus dados'. Errados, né? Mas, sério, o ENEM foi fraudado, foi culpa de Haddad. Não querem que toquem no assunto? Campanha baixa? Afirmar o que ocorreu? Campanha baixa é ter CENTENAS de boateiros digitais pagos, escreveu Wiedmann, que debate o assunto por meio do microblog desde então.

continua após o anúncio

"Bem, foi um dia atípico. Fui citado no Globo, acusado por petistas, inocentado em seguida...", resumiu, numa das postagens. "Militância petista achou um tweet onde eu responsabilizo Haddad pelas cagadas no ENEM. Vieram dizer q a culpa era minha. Rs", disse em outra. "Atualização: surgiu um Hoax sobre cancelamento do ENEM no FB. O Globo divulgou. Site do MEC caiu. Começaram a bater no Haddad", explicou em outro momento.

"Sabe quando falo de boatos e desinformação? O Globo já deu nota que foi um hoax de FB, com link deles que gerou a confusão", referindo-se a esclarecimento publicado pelo jornal O Globo. "Até o (blogueiro Luis) Nassif deu o mesmo. Mas a militância paga petista continua dizendo que fui eu. Ou seja... Compromisso com a verdade? Nenhum", argumentou. O fato é que aquilo que o publicitário alega ter sido uma crítica inofensiva virou caso para a Polícia Federal.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247