Blogueiro bolsonarista Allan dos Santos é condenado por calúnia contra cineasta

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou o jornalista a 1 ano e 7 meses de detenção em regime inicial aberto

Allan dos Santos
Allan dos Santos (Foto: Reprodução/Youtube)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O jornalista bolsonarista Allan dos Santos, do Terça Livre, foi condenado nesta quarta-feira, 27, por calúnia contra a cineasta Estela Renner. A decisão é da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

O bolsonarista atribuiu à mulher o estímulo ao uso de drogas por crianças, após a diretora de cinema ter defendido a exposição Queermuseum, evento que ocorreu em Porto Alegre (RS) em 2017, tratando de temas LGBT.

continua após o anúncio

Por calúnia, a Justiça do RS, unanimemente, com voto favorável dos três desembargadores, condenou o jornalista a 1 ano e 7 meses de detenção em regime inicial aberto.

O caso

Em setembro de 2017, no canal Terça Livre, Allan disse:

continua após o anúncio

"Mas, enfim, voltando. Está aqui ó: Maria Farinha Filmes, Estela Renner, Catraquinha. Não estou brincando. Vai lá no site do Instituto Alana e veja com seus próprios olhos: projeto do Catraca Livre para criancinha! Esses filhos da puta que ficam querendo colocar maconha na boca dos jovens. (...) Tudo isso aqui é o que está por trás do Santander Cultural, quando eles fazem zoofilia, pedofilia".

O desembargador Jayme Weingartner Neto ainda lembrou que o blogueiro afirmou que Estela seria financiada por "meios obscuros". "Neste contexto, belicoso, rude, grosseiro, pontuado por palavras de calão, em si injuriosas, dizeres embaralhados, tenho que o querelado insinua, ao menos, que a querelante, (...), em projetos culturais voltados à infância, estaria induzindo ou instigando [o público alvo] ao uso indevido de droga", diz a decisão da Justiça.

continua após o anúncio

Allan dos Santos havia sido absolvido em primeira instância, pela 2ª Vara Criminal de Bento Gonçalves, mas Estela Renner recorreu da decisão. Em setembro de 2021, em outro processo, o blogueiro foi condenado pela 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo a indenizar a cineasta em R$ 20 mil.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247