Belo Monte: Ibama diz que ouviu índios

Posicionamento do rgo pode se decisivo nas aes sobre impacto ambiental da usina



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ao contrário do que alega o Ministério Público Federal no Pará, a defesa do Ibama afirmou há pouco, durante julgamento de processo no TRF da 1ª Região, que os índios localizados na área onde será construída a hidrelétrica de Belo Monte foram ouvidos em 42 oportunidades. "Os indígenas têm participado de todas as fases de licenciamento", afirmou o advogado do Ibama, Vinícius Prado.

Ele disse também que não haverá obras de infraestrutura nem alagamentos em terras indígenas. Mas o procurador Francisco Marinho, que representa no processo o Ministério Público Federal, afirmou que há o risco de rios da região próxima secarem.

Segundo ele, as terras indígenas Arara e Paquiçampa sofrerão impactos pela baixa dos rios e os índios da região tiram a sua subsistência principalmente dos rios. Além disso, segundo o procurador afirmou, haverá forte impacto na fauna e na flora da região. Após a apresentação da defesa, a juíza Selene Almeida apresentará seu voto.

continua após o anúncio

O processo está sendo julgado pela quinta turma do TRF da 1ª Região. O Ministério Publico Federal no Pará sustenta que os índios não foram consultados previamente.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247